Pesquisar no Blog

sexta-feira, 20 de maio de 2022

'Healthspan' está aumentando para pessoas com condições crônicas comuns

 

O número de anos saudáveis ​​que uma pessoa vive (Healthspan) está aumentando, mesmo para pessoas com condições crônicas comuns, de acordo com um novo estudo publicado na PLOS Medicine por Holly Bennett, da Universidade de Newcastle, Reino Unido. 

Nas últimas décadas, avanços na saúde mostram que muitas pessoas com condições crônicas estão vivendo mais. No novo estudo, os pesquisadores queriam determinar se essa extensão da vida envolve um aumento de anos com ou sem deficiência. A equipe analisou dados de dois grandes estudos populacionais de pessoas com 65 anos ou mais na Inglaterra. Os Estudos de Função Cognitiva e Envelhecimento (CFAS I e II) envolveram entrevistas de linha de base com 7.635 pessoas em 1991-1993 e com 7.762 pessoas em 2008-2011, com dois anos de acompanhamento em cada caso. 

Tanto para pessoas saudáveis ​​quanto para aquelas com problemas de saúde, a média de anos de expectativa de vida livre de deficiência (DFLE) aumentou de 1991 a 2011. No geral, os homens ganharam 4,6 anos na expectativa de vida (IC 95%: 3,7-5,5 anos. 

Entre 1991 e 2011, as mulheres experimentaram um aumento na expectativa de vida aos 65 anos de 2,1 anos (IC 95%: 1,1-3,0 anos. 

"Embora esses achados sejam principalmente positivos, encontramos um aumento na porcentagem de anos restantes passados ​​com deficiência para homens e mulheres com deficiência cognitiva. Dado que a deficiência cognitiva também foi a única condição de longo prazo em que a prevalência diminuiu, isso é motivo de preocupação e requer mais investigação", dizem os autores.

 

 Rubens de Fraga Júnior é professor de Gerontologia da Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná (FEMPAR) e é médico especialista em Geriatria e Gerontologia pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG).

 

Fonte: Holly Q. Bennett et al, A comparison over 2 decades of disability-free life expectancy at age 65 years for those with long-term conditions in England: Analysis of the 2 longitudinal Cognitive Function and Ageing Studies, PLOS Medicine (2022).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados