Pesquisar no Blog

sexta-feira, 20 de maio de 2022

Como fica a saúde bucal em situações extremas, como no reality show 'No Limite'?

Um bochecho com água até pode eliminar restos de alimentos, mas não elimina a comunidade microbiana que vive em nossas bocas.


Imagine estar em condições extremas e não poder escovar os dentes. Qual seria o maior desespero: a sensação de estar com os dentes “sujos”, ter de aguentar o próprio mau hálito ou estar vulnerável a possíveis doenças da boca e dos dentes?

É exatamente por isso que estão passando os participantes do reality global ‘No Limite’, que além de provas que desafiam o corpo e a mente também têm de lidar com a falta de escova, pasta de dente, fio dental e itens de higiene pessoal, produtos que só são adquiridos conforme as boas performances nas provas, e apenas pelo grupo ganhador, que recebe o tão esperado kit de higiene.

Mas, e quanto aos perdedores, tem algum jeito de eles fazerem a higiene bucal? “Não”, responde categoricamente o Dr. Ricardo Jahn, professor de Periodontia da Universidade Santo Amaro. Segundo ele, um bochecho com água até pode eliminar restos de alimentos, porém, não desorganiza e nem elimina a comunidade microbiana que vive em nossas bocas.

“Não existe uma forma alternativa de higiene. Claro que a sabedoria popular fala em escovar com gravetos, raízes, folhas de plantas ou ainda usar algum pedaço de tecido. Porém, estas alternativas não serão realmente eficientes”.

Até mesmo aquela “escovada com o dedo”, que muitas pessoas provavelmente devem ter feito em algum momento da vida por ter esquecido a escova de dentes, também não é aconselhável. “Não funciona. É puro mito”. A melhor opção é comprar uma escova e fazer a higiene correta assim que possível, destaca o cirurgião-dentista.

“Não imagine que limpar os dentes com os dedos será realmente efetivo. Isso é um mito. Não conseguiremos alcançar o espaço entre os dentes como fazemos com o fio dental e nem limpar a superfície dos dentes próximas à gengiva. Se você não consegue adquirir uma escova no exato momento, aguarde a próxima oportunidade, o mais breve possível, de acesso a uma escova e então realize a higiene oral adequadamente”.

Ele adverte que ficar sem escovar os dentes por mais de duas semanas pode deixar a saúde bucal frágil. “Um dos artigos científicos mais importantes na história da Odontologia foi escrito em 1965 (tem mais de 50 anos, portanto) por Löe, Theilade e Jensen e é conhecido como gengivite experimental em humanos. Nele, os autores suspenderam o uso da higiene oral em um grupo de 12 estudantes de Odontologia saudáveis. Todos eles desenvolveram gengivite (inflamação na gengiva) no intervalo entre 10 e 21 dias. Desde então, muitos outros estudos confirmaram esses resultados, que são consenso na Odontologia. Quem não realiza higiene oral tem alto risco de desenvolver doença inflamatória e também cárie dentária”.

Nem mesmo alimentos popularmente considerados “autolimpantes” têm alguma evidência científica de higiene bucal, ou seja, a boa escova de dentes e o creme dental são as únicas soluções.

Portanto, Ricardo Jahn reforça que a higiene bucal é imprescindível para a prevenção das doenças dentais e periodontais que, por sua vez, estão relacionadas a outras doenças sistêmicas dos indivíduos. Ele aconselha: “Se você estiver em uma situação em que não tem acesso a métodos de higiene oral, procure ter acesso o mais breve possível”.

 

Conselho Regional de Odontologia de São Paulo - CROSP

 www.crosp.org.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados