Pesquisar no Blog

sexta-feira, 20 de maio de 2022

Com crise e alta dos preços, genéricos são essenciais para garantir maior acesso a medicamentos, reforça Anadem

 Para a Sociedade Brasileira de Direito Médico e Bioética, assegurar alternativas mais acessíveis à população é imprescindível para a continuidade de tratamentos

 

Em 20 de maio é celebrado o Dia Nacional do Medicamento Genérico. Os genéricos chegaram ao País em 1999 e estão há 23 anos no mercado, como uma alternativa segura, econômica e eficaz no tratamento de doenças. Uma resolução de 2004 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) prevê que os genéricos devem ter um custo pelo menos 35% menor do que a medicação de referência. Atualmente, os remédios distribuídos via Farmácia Popular podem ser adquiridos por até um décimo do preço comercial. 

A Sociedade Brasileira de Direito Médico e Bioética (Anadem) defende a importância dos genéricos, principalmente para a parcela de menor renda da população. “Com a crise econômica, um número expressivo de famílias passa por dificuldades. Ter nas farmácias um produto tão eficaz e confiável quanto o comercial com custo substancialmente menor é fundamental para que pacientes possam seguir com seus tratamentos e pessoas em sofrimento consigam ter alívio para dor”, destaca o presidente da Anadem, Raul Canal. 

O princípio ativo, substância que produz os efeitos do medicamento, permite que o genérico tenha o mesmo resultado de tratamento que o produto de referência. O baixo custo se dá em razão de não haver necessidade de investimento em pesquisa para seu desenvolvimento (visto que já existe produto semelhante no mercado) e em publicidade para a marca. Ainda assim, ele passa por rigorosos testes de qualidade, feitos pela Anvisa, antes de ter seu registro e comercialização autorizados. 

Atualmente, existe a versão genérica para cerca de 85% dos medicamentos distribuídos na Farmácia Popular, programa no qual o consumidor pode adquirir produtos gratuitos para o tratamento de doenças crônicas, e cuja criação possibilitou um maior acesso a remédios mais baratos ou gratuitos. Os medicamentos também estão disponíveis por meio de uma rede de parceria com farmácias e drogarias da rede privada, chamadas de “Aqui tem Farmácia Popular”. 

O programa atende toda a população, mas foi idealizado, principalmente, para aqueles que têm dificuldades em manter os tratamentos de saúde e que, geralmente, não buscam assistência do Sistema Único de Saúde (SUS). As unidades próprias contam com mais de 112 medicamentos, que recebem, por meio de incentivos do governo federal, uma redução de até 90% do valor de mercado. Estes chegam a ser adquiridos por até um décimo do custo comercial.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados