Pesquisar no Blog

sábado, 21 de maio de 2022

Aproveite o final de semana para turbinar o seu Linkedin: 5 dicas de como conseguir emprego com ações sustentáveis

Um perfil bem atualizado é um perfil considerado campeão dentro do Linkedin. (Imagem: Unsplash)

86,60% dos recrutadores informam que utilizam a rede social para contratar novos colaboradores 


O Dia Mundial do Meio Ambiente será comemorado na primeira semana do mês de junho, (05), e tem como iniciativa incluir a sociedade sobre temas de preservação do patrimônio natural do Brasil. Os projetos com viés em sustentabilidade estão cada vez mais se tornando tendência nas comunidades, escolas, empresas e instituições. Não se trata apenas do tema estar na moda ou por ser novidade, mas por se tratar de uma necessidade. Adotar medidas sustentáveis é uma escolha nobre de uma pessoa que possui propósitos bem alinhados com o meio em que se insere, com o próximo e consigo mesmo.

 Um estudo realizado pela agência de pesquisa norte-americana, Union+Webster, divulgado pela Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná) de 2019 mostrou que 87% da população brasileira prefere comprar produtos e serviços de empresas sustentáveis, e 70% dos entrevistados disse que não se importa em pagar um pouco mais por isso. 

Além disso, não somente as práticas são fundamentais dentro de uma organização, mas também alunos e profissionais que procuram agir em prol do meio ambiente são mais bem vistos, por exemplo, em uma seleção de entrevista. Antes o que muito importava era realçar a experiência em ações sociais, hoje, as ações de sustentabilidade também contribuem muito para um currículo. Com critérios cada dia mais exigentes em uma sessão de entrevista, além de apresentar as habilidades técnicas, o candidato precisa apresentar algo a mais, como um diferencial que chame a atenção do recrutador, e muitas ferramentas disponíveis nas redes sociais são disponibilizadas para o processo seletivo, como o Linkedin. 

De acordo com a pesquisa da Jobvite (empresa de software e recrutamento), 86,60% dos recrutadores informam que utilizam a rede social para contratar novos colaboradores. Ainda de acordo com os dados da pesquisa, 94,5% dos gestores de Recursos Humanos afirmaram que obtiveram sucesso nas contratações via Linkedin, demonstrando que essa é uma das grandes tendências de recursos humanos. 

Para Thiago Busignani, Gerente Administrativo do Cebrac (Centro Brasileiro de Cursos), ter um currículo atrativo, seja em documento ou digital, é de extrema importância. “A plataforma do Linkedin é uma peça chave para quem pretende conseguir um espaço no mercado de trabalho. Destacar as principais atividades profissionais e de caráter voluntário abre caminhos para novas oportunidades de emprego. E hoje, muitas empresas prezam pelos projetos sociais e de sustentabilidade”, afirmou Busignani. 

O Cebrac apoia toda ideia sustentável e conscientiza seus alunos a participarem de ações positivas, como o Eco Cebrac. O projeto já recebeu 3 prêmios nacionais pela relevância e tem como objetivo conscientizar o aluno sobre a importância de cuidar do meio ambiente, através de simples ações como: evitar o desperdício, reduzir o consumo de matérias-primas e energia, e incentivar o aluno a ajudar o próximo com soluções sustentáveis. Os integrantes participam de gincanas, oficinas, grupos de discussões, palestras e outras atividades, que os levam a refletirem sobre o tema. 

O meio ambiente agradece toda forma de ação em prol de seu habitat, pois com muitas indústrias em constante trabalho, a poluição só tende a crescer, impactando de forma negativa na qualidade de vida dos seres vivos. Por isso, as empresas estão adotando cada vez mais práticas sustentáveis e selecionando candidatos que priorizam também essas ações. Praticar hábitos sustentáveis como: ter um copo próprio, evitar o desperdício de energia, levar a própria sacola nas compras, não jogar óleo de cozinha na pia e não desperdiçar comida, já são alguns dos primeiros passos para cuidar da natureza e da própria saúde. 

A ética e o respeito devem se tornar parte essencial do cotidiano de qualquer pessoa e estar envolvida nos projetos. Se está a procura de um emprego e precisa tornar o seu currículo mais atraente, o especialista Thiago Busignani dá 5 dicas para ser selecionado pelo Linkedin:
 

1 - Faça um trabalho voluntário: coloque em prática as ações de sustentabilidade, e se torne um influenciador e exemplo a outras pessoas;

2- Destaque o seu trabalho voluntário: com nome da instituição e período que o realizou;

3- Cite de forma clara e objetiva informações sobre o projeto: qual a finalidade e o propósito;

4- Compartilhe nas publicações as ações que já realizou e as que te inspiram: a fim de conscientizar outras pessoas;

5- Mantenha um network com pessoas que possuem uma filosofia similar a sua, com propósitos e valores que remetem aos seus: com o objetivo de expandir seu laço de amizade na rede e mostrar o seu objetivo.
 

Quando o assunto é investimento em ações sustentáveis, as organizações se destacam, e passam a ser mais valorizadas e confiáveis. De 2005 a 2018, o ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 (bolsa de valores de São Paulo), estabelecido para analisar a performance das empresas em aspectos sustentáveis, apresentou rentabilidade de 203,8%, ante 175,38% do Ibovespa. 

Pretende trabalhar em uma empresa que defenda os projetos sustentáveis e se unir à cultura organizacional da mesma?! Atualize o seu Linkedin, e lembre-se de destacar o propósito que contribua com a empresa que deseja atuar. O Cebrac possui cursos que te ajudam a ter um currículo mais atrativo, conheça mais aqui!

Alunos que indicarem outros alunos ganham cash back Cebrac (Veja as unidades cadastradas).

 

 CEBRAC - Centro Brasileiro de Cursos

https://www.cebrac.com.br


 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados