Pesquisar no Blog

quinta-feira, 19 de maio de 2022

19 de maio: Dia Mundial de Doação do Leite Humano

Especialistas explicam a importância, benefícios e como realizar a doação do leite materno

 

O leite materno é a melhor e mais completa fonte de nutrientes para proteção e crescimento do bebê durante o seu primeiro ano de vida. Quando a amamentação é exclusiva até os seis meses de idade, desempenha papel fundamental nas condições ideais de saúde do lactente, com repercussões benéficas que se estendem por toda a vida.

 

Este leite oferece praticamente todos os nutrientes como, proteínas, açúcar e gordura que o bebê precisa e também contém muitas substâncias que beneficiam o seu sistema imunológico, incluindo anticorpos, enzimas e células brancas do sangue.

 

As propriedades citadas são de extrema importância para bebês até os 2 anos de idade, no mínimo. Porém, nem todas as mulheres são capazes de amamentar seus filhos, por diversos fatores, como a impossibilidade de produzir leite ou alguma doença que atrapalhe tal ato. Por isso, o dia 19 de maio é reconhecido como o Dia Mundial de Doação do Leite Humano, para incentivar e conscientizar sobre a iniciativa.

 

Michelle Ferreira (@michelleferreiranutri), nutricionista da Nutrindo Ideias (@nutrindoideais), argumenta que é importante que a doação seja feita por lactantes que estão no processo de amamentação e produzem um volume de leite acima da necessidade do bebê. Segundo a legislação RDC N° 171, além de apresentar o excesso de leite, a doadora deve ser saudável, não usar medicamentos que impeçam a doação e não consumir álcool e/ou tabaco. “As lactantes que desejam doar seu leite, devem preencher uma ficha cadastral oferecida pelo banco de leite e apresentar exames realizados no último trimestre do pré natal, como o de Sífilis, Hemograma, Hepatite B e C e HIV. O prazo de validade dos exames tem de ser de 6 meses”, completa Michelle.

 

Sobre o procedimento, a Dra. Camila Ramos (@dracamilaramos), especialista em reprodução humana e climatério, instrui que o momento certo para retirar o leite é após o término da amamentação do bebê da lactante, e a retirada pode ser feita manualmente ou com a ajuda de bombas esterilizadas. O líquido deve ser colocado em um frasco de vidro com uma boca larga e tampa de plástico, podendo ser reutilizado desde que seja desinfetado. Para finalizar, ela comenta sobre a conservação: “Fora da geladeira, o leite pode ser consumido em até 2 horas. Na geladeira, ele pode ficar armazenado por até 12 horas, em uma temperatura de, no máximo, 5°C. No freezer, ele pode ser armazenado por até 15 dias, com temperatura abaixo de -3°C”.

 

No período de pandemia, uma dúvida comum é se as lactantes vacinadas contra a COVID-19 podem produzir anticorpos para a doença e beneficiar outros bebês, e Michelle aponta que já existem estudos que comprovam a transferência dos anticorpos contra a COVID através do leite materno, porém ainda não é possível saber se a quantidade de anticorpos transferidos garante a proteção do recém-nascido, logo, novos estudos são necessários para chegar à conclusão se os bebês amamentados por este leite materno estarão imunes à doença.

 

Para encontrar um Banco de Leite mais próximo para realizar a doação, acesse o site: Localização dos BLHs e Postos de Coleta | rBLH Brasil (fiocruz.br)

 

 

Fontes:  

CAMILA RAMOS – GINECOLOGISTA ESPECIALISTA EM REPRODUÇÃO HUMANA – @DRACAMILARAMOS - https://www.instagram.com/dracamilaramos/ - Ginecologista e obstetra, referência em reprodução humana e climatério.

 

MICHELLE FERREIRA - NUTRICIONISTA - NUTRINDO IDEAIS - @NUTRINDOIDEAIS - http://Instagram.com/nutrindoideais - Maior clínica multidisciplinar do Brasil. Conta com profissionais especializados em todas as áreas de saúde para todas as idades. MAIS DE 20 ESPECIALIDADES - https://nutrindoideais.com.br/servicos/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados