Pesquisar no Blog

terça-feira, 26 de abril de 2022

Brasileiros são cautelosos ao investir com alta dos juros, inflação e eleição

 

Pixabay

Relação com dinheiro mudou durante a pandemia e hoje a reserva de emergência é um dos principais objetivos financeiros de quem já investe

 

 

O brasileiro que costuma investir está atento ao calendário para decidir como aplicar seu dinheiro este ano, mostram dados da quinta edição do Raio X do Investidor, realizada em 2021 pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA) em parceria com o Datafolha. Com alta de juros e aumento da inflação, assim como eleições presidenciais, o investidor está cauteloso nas aplicações neste ano.

E mesmo quem está começando a investir tem metas cautelosas em 2022: segundo a edição anterior do Raio X do Investidor, realizada em 2020, a intenção de destinar o dinheiro para uma reserva de emergência cresceu em todas as classes sociais, e é o objetivo principal de 27% dos entrevistados que tinham uma quantia guardada.

Segundo o fundador e CEO da plataforma de orientação financeira n2 app, André Barretto, não é necessário ter muito dinheiro para começar a investir, e sim perseverança: “Com trinta reais já é possível comprar um título no Tesouro Direto, por exemplo. Existem inúmeros tipos de produtos em que se pode investir, desde títulos públicos e renda fixa até ações de empresas estrangeiras, negociadas na bolsa. O importante é dar o primeiro passo”.

Hoje, informações sobre o mercado financeiro estão se tornando mais acessíveis ao público geral, tanto que a B3, bolsa de valores brasileira, registrou um aumento de 43% no número de investidores com cadastro de pessoa física no primeiro semestre do ano passado. Quando isso? “Por meio da educação financeira, muitas pessoas que às vezes se assustam ao ouvir falar em renda fixa, renda variável, CDB, IPCA e taxa Selic estão perdendo o medo, aprendendo e passando a poupar de forma consciente e rentável”, explica André.

Com o objetivo principal de dar acesso à orientação financeira de forma fácil, rápida e de qualidade a todos os brasileiros, a n2 disponibiliza conteúdos sobre o Mercado Financeiro,  e organizados em trilhas de conhecimento, bem como o contato individual e anônimo com orientadores financeiros certificados, que conseguem ajudar tanto quem está iniciando sua trajetória, quanto quem já conhece a dinâmica do mundo das finanças. “Queremos atingir todos os públicos, do investidor experiente até as classes D e E, que por muito tempo ficaram à margem do mercado financeiro”, finaliza o CEO.

 

 n2

n2app.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados