Pesquisar no Blog

sexta-feira, 12 de novembro de 2021

12 de novembro – Dia Nacional de Prevenção das Arritmias Cardíacas e Morte Súbita

Coloque o seu coração na batida certa

 

SOBRAC – Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas realiza a campanha Coração na Batida Certa para alertar sobre a incidência das arritmias cardíacas e morte súbita, que acomete cerca de 300 mil brasileiros todos os anos

 

Em 12 de novembro é celebrado o Dia Nacional de Prevenção das Arritmias Cardíacas e Morte súbita e é uma importante data no calendário da saúde para abordar o tema das arritmias cardíacas, seus principais sinais e sintomas, doença que atinge milhares de pessoas em todo o mundo e é responsável pela morte súbita de cerca de 300 mil brasileiros todos os anos. 

Para alertar sobre o tema, a SOBRAC organiza a Campanha Coração na Batida Certa com o objetivo de orientar e conscientizar a população sobre os principais sinais e sintomas das arritmias cardíacas. “Algumas arritmias cardíacas podem acometer 1 em cada 4 pessoas ao longo da vida, podendo resultar em consequências graves, como insuficiência cardíaca e derrame cerebral (AVC). Além disso, as arritmias são responsáveis pela morte súbita de cerca de 300 mil pessoas todos os anos no Brasil”, explica Ricardo Alkmim Teixeira, presidente da SOBRAC. 

A arritmia cardíaca é a alteração dos batimentos do coração que ocorre devido às anormalidades na geração ou na condução do estímulo elétrico do coração. Ela pode se apresentar na forma de taquicardia (quando o coração bate rápido demais), bradicardia (quando as batidas são muito lentas) ou podem ainda resultar apenas em irregularidade dos batimentos. A Fibrilação Atrial (FA) é o tipo mais comum de arritmia cardíaca que afeta cerca de 1 em cada 4 pessoas ao longo da vida. 

A complicação mais temida da FA é o acidente vascular cerebral, conhecido como “derrame”, que ocorre em razão da contração pouco eficiente dos átrios, gerada pelos batimentos cardíacos irregulares. Essa condição facilita a formação de coágulos no interior dos átrios que podem se desprender e entupir as artérias cerebrais, interrompendo a circulação de sangue e o oxigênio para o cérebro (isquemia e infarto cerebral). 

Para reforçar a importância de debater esse tema, o ator Rafael Cardoso veste a camiseta da Campanha Coração na Batida Certa para alertar sobre a importância dos cuidados com o coração e o acompanhamento médico. Rafael passou por uma cirurgia em junho deste ano para implantar um cardioversor-desfibrilador implantável (CDI) devido a uma cardiomiopatia congênita. 

Alterações na estrutura do coração, como ocorre nas cardiomiopatias, podem comprometer o adequado funcionamento do coração, resultando em risco de arritmias cardíacas muito graves, inclusive a morte súbita

Em uma Live com Eduardo Saad, seu médico e membro da SOBRAC, entidade responsável pela Campanha Coração na Batida Certa, transmitida logo após a sua cirurgia para implante do CDI, Rafael Cardoso explicou que abraçou a causa da campanha pois, além de ter perdido cinco familiares por morte súbita, ficou com medo de deixar os seus filhos órfãos. “Depois desse susto, eu pensei: o mínimo que eu posso fazer é ajudar a alertar as pessoas para pensarem um pouco nesse assunto e irem atrás, porque é uma doença silenciosa. E eu, quando soube que poderia sofrer morte súbita, pensei nos meus filhos que poderiam ficar órfãos. Como que eu tendo isso e conseguindo me curar, vou conseguir ficar tranquilo sabendo que tem várias famílias que podem perder seus pais, os seus filhos, suas mães e avós”, ressaltou o ator. 

A Campanha Coração na Batida Certa acontece desde 2007, data em que foi criado o Dia Nacional de Prevenção de Arritmias Cardíacas e Morte Súbita, comemorado anualmente em 12 de novembro, data que já faz parte do calendário do Ministério da Saúde. “A missão é divulgar e alertar a população leiga e profissional sobre os principais sinais e sintomas de uma arritmia cardíaca”, explica Carlos Kalil, coordenador da campanha. 

Apesar de as arritmias cardíacas serem muito frequentes, inclusive em atletas e indivíduos jovens supostamente saudáveis, os sinais de alerta são pouco divulgados e sua prevenção ainda é precária. “Por isso, todos os anos procuramos levar orientações à população leiga sobre como identificar os principais sintomas, explicar o que são as arritmias e até mesmo treinar as pessoas sobre as manobras de ressuscitação cardíaca com massagens e uso do DEA (Desfibrilador Externo Automático)”, acrescenta Ricardo Alkmim Teixeira. 

Para mais informações sobre a campanha Coração na Batida Certa, acesse: https://www.sobrac.org/campanha/ e pelo Instagram: @sobrac

Acesse aos vídeos explicativos pelo link: https://bit.ly/videos_coracaonabatidacerta

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados