Pesquisar no Blog

quinta-feira, 16 de setembro de 2021

Dia Nacional de Combate e Prevenção à Trombose: confira cinco dicas para manter a saúde das pernas

Prática de exercícios físicos, alimentação balanceada e meias de compressão são importantes para evitar a doença


Celebrado no dia 16 de setembro, o Dia Nacional de Combate e Prevenção à Trombose foi instituído pelo Congresso Nacional em 2009 e visa conscientizar a população sobre a doença.

A trombose venosa acontece quando há formação de coágulo sanguíneo em uma ou mais veias. O coágulo bloqueia o fluxo de sangue, causando dor ou edema/inchaço na região. Caso esse coágulo se desprenda e se movimente na corrente sanguínea, ocorre a embolia pulmonar, que pode levar a lesões graves e fatais.

Confira abaixo algumas informações e dicas de como prevenir a trombose:

Quais são as causas e principais fatores de risco da trombose?

A trombose pode acontecer de maneira espontânea, mas geralmente está ligada a fatores de risco que favorecem o seu desenvolvimento, como obesidade, uso de hormônios (como pílulas anticoncepcionais), gestação, pós-parto, idade, tabagismo, pós-cirúrgico, histórico familiar, câncer, doenças crônicas, doenças agudas, AVC e entre outros.

Quais são os sintomas de trombose?

É importante sempre estar atento ao seu corpo e consultar um médico regularmente para o diagnóstico e tratamento necessário. Os sintomas mais comuns da trombose são edema/inchaço e dor no local afetado. A embolia pulmonar exige ainda mais atenção, pois nela pode haver dor no peito e falta de ar.

Já a trombose nas pernas costuma causar dor nas panturrilhas, que podem se espalhar para o pé e tornozelo, ocasionando inchaço, sensação de peso e calor nas pernas, além de vermelhidão na região.

Existe tratamento para trombose?

Sim, a trombose tem cura e seu tratamento consiste em barrar o aumento do coágulo, remover o trombo e prevenir a embolia pulmonar ou danos definitivos nas veias.

Em geral, o tratamento é realizado com substâncias anticoagulantes que dificultam a formação e crescimento do trombo, impossibilitando o avanço da obstrução das veias e a piora da doença.

O tempo de tratamento varia de acordo com a gravidade do caso. Por isso, é importante consultar um médico para tratar a trombose desde os primeiros sinais, prevenindo assim o agravamento da doença

Como evitar a trombose?

Para evitar a trombose é importante cuidar bem da sua saúde. Confira abaixo cinco dicas para incluir na sua rotina e auxiliar na prevenção da doença:

• Beba bastante água: se hidrate. Beba de 1,5 a 2 litros por dia de água. Além de manter a pele hidratada, o organismo fica mais saudável.

• Evite ficar muito tempo sentado: ao ficar muito tempo na mesma posição, a circulação sanguínea fica prejudicada. Por isso, levante e faça caminhadas, mesmo que em um pequeno espaço.

• Meias de compressão: o uso das meias de compressão é recomendado pois proporcionam o alívio das dores e inchaços. A terapia de compressão atua como uma camada muscular que pressiona suavemente as paredes das veias, ao mesmo tempo em que permite o fechamento das válvulas, fazendo com que o fluxo de sangue volte para o seu estado normal. Existem diversos modelos de meias de compressão no mercado e seu uso pode ser preventivo. A SIGVARIS GROUP, empresa líder mundial em produtos de compressão graduada, possui um amplo portfólio de meias e canelitos que auxiliam no direcionamento correto do fluxo venoso e linfático, permitindo assim, uma nítida melhora na circulação, além de promover conforto e bem-estar.

• Pratique exercícios: praticar exercícios físicos é importante e auxilia muito na nossa saúde, reduzindo o estresse, aumentando a sensação de bem-estar, melhorando a qualidade do sono e reduzindo as dores no corpo.

• Evite o consumo de álcool, cigarro e comidas gordurosas: é fundamental evitar o consumo de álcool e tabaco em excesso. Isso vale também para alimentos gordurosos e salgados, que contribuem para a retenção de líquidos, o que pode potencializar inchaços nas pernas.

 


SIGVARIS GROUP

https://www.sigvaris.group

https://www.sigvaris.com.br

https://www.programasigmais.com.br/#/

https://www.facebook.com/sigvarisgroup.brasil/

https://www.instagram.com/sigvarisgroup.brasil

https://www.linkedin.com/company/sigvarisgroup-brasil

https://www.youtube.com/user/SigvarisBrasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados