Pesquisar no Blog

sexta-feira, 23 de julho de 2021

Ovulação: saiba a importância do período para a gestação

Especialista em reprodução humana da Nilo Frantz Medicina Reprodutiva detalha a chamada ovulação, como ela ocorre no organismo feminino, sua importância para a gestação e quais os possíveis sintomas do período.

 

A ovulação é um importante evento no ciclo reprodutivo feminino, pois é quando o óvulo é liberado pelo ovário e está pronto para ser fecundado pelo espermatozóide, tornando possível a gravidez. Este processo ocorre, geralmente, uma vez por mês, no meio de cada ciclo menstrual, através do acionamento de alguns hormônios femininos.

Muitas mulheres pensam que ovulam exatamente no 14º dia do ciclo, mas isso é apenas uma média, pois a maioria das mulheres ovula em um dia diferente em cada mês. Sendo assim, da mesma forma que a duração do ciclo menstrual varia de mulher para mulher e de ciclo para ciclo (geralmente de 23 a 35 dias), a ovulação também pode variar. Nesse sentido, o óvulo normalmente é liberado de 12 a 16 dias antes da próxima menstruação.

Vale lembrar também que alguns fatores como estresse e uso de medicamentos podem afetar o processo hormonal de liberação de óvulo, causando no ciclo uma ovulação precoce ou tardia.


Qual a diferença entre período fértil e ovulação?

É importante esclarecer que ovulação e período fértil não são a mesma coisa. A ovulação é o dia em que o óvulo maduro é liberado do ovário, estando pronto para ser fecundado. Já o período fértil engloba os dias que precedem e sucedem a ovulação. Ou seja, marca o período em que a mulher tem maiores chances de engravidar.

"Isso acontece porque, depois de liberado, o óvulo só sobrevive 24 horas no organismo da mulher. Já os espermatozóides podem durar de três a cinco dias no trato genital feminino. Logo, é considerado período fértil o período de três dias antes até três dias depois da ovulação." Explica Dr. Nilo Frantz, especialista em reprodução humana, da Nilo Frantz Medicina Reprodutiva, em São Paulo.


Quais são os sintomas da ovulação?

Como já vimos, a ovulação normalmente acontece uma vez em cada ciclo menstrual, quando as alterações hormonais acionam o ovário para liberar um óvulo. Isso geralmente ocorre 14 dias antes do início da próxima menstruação e pode gerar alguns sintomas característicos nas mulheres, como alteração no muco cervical, tornando-se mais transparente e elástico, aumento da sensibilidade dos seios e da temperatura corporal.

É importante esclarecer que muitos destes sintomas podem passar despercebidos à maior parte das mulheres e por isso, acaba sendo difícil de identificar o momento exato da ovulação. Assim, mesmo de forma imprecisa, a melhor maneira de saber se a mulher está ovulando é fazendo o cálculo de quando será a próxima menstruação.

Além disso, vale lembrar que mulheres que tomam anticoncepcionais orais não têm ovulação. Consequentemente, não apresentam sintomas, nem podem engravidar.


É normal sentir dor no período de ovulação?

Existem mulheres que sentem uma pontada de dor quando ovulam, mas muitas acabam não apresentando esse sintoma. Se a dor for intensa e constante, permanecendo por mais de um dia, os especialistas alertam que pode ser sinal de endometriose, mioma, cistos, entre outros males que acometem a região pélvica. Por isso, é importante a consulta com um ginecologista.


Qual a importância da ovulação para a gravidez?

A ovulação ocorre, normalmente, uma vez por mês e é quando há maiores chances de acontecer uma gravidez, pois o corpo feminino está no ápice de sua fertilidade. Desta forma, mulheres que querem engravidar devem, então, manter relações sexuais desprotegidas durante o "período fértil", que é considerado o conjunto de três dias antes e três dias depois da ovulação.

Sendo assim, se o óvulo for fecundado, pode se implantar com sucesso no revestimento do útero, o que geralmente ocorre cerca de uma semana após a fertilização. A partir daí, o corpo começa a produzir o hormônio da gravidez, Gonadotrofina coriônica humana (hCG), que mantém ativo o folículo esvaziado para continuar produzindo os hormônios estrogênio e progesterona e evitar que o revestimento do útero seja descartado até que a placenta esteja madura o suficiente para manter a gestação.

Entretanto, se o óvulo não for fecundado, os níveis de estrogênio e progesterona diminuirão e o revestimento espesso do útero começa a se decompor. Assim, se dá a menstruação e o início do próximo ciclo menstrual.




Nilo Frantz Medicina Reprodutiva

Endereço: Av. Brasil, 1150 - Jardim América - São Paulo - SP, 01430-001

Telefone: (11) 3060-4750

Instagram: @nilofrantz


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados