Pesquisar no Blog

sábado, 24 de julho de 2021

O que o Dia do Autocuidado, celebrado em 24 de julho, ensina sobre quem somos ou desejamos ser


Criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a data tem o objetivo de reforçar a necessidade das pessoas cuidarem da saúde, muito além do bem-estar físico, e isso inclui o autocuidado  e consequentemente o autoamor. 

O Dia do Autocuidado é o momento de reflexão sobre a perspectiva que não fala sobre a estética, mas sim de um cuidado no seu sentido mais amplo, em que não é possível cocriar uma vida plena, quando não se prioriza o amor e o respeito a si mesmo. 

Re Fornari, especialista em autoconhecimento e a única formadora do método Louise Hay no Brasil explica que nada vai trazer a felicidade que se busca, se não houver paz interior, “Hoje, muito se fala em cocriação, ou seja, as pessoas querem usar o poder da mente para conquistar o carro, a casa, o emprego dos sonhos, o melhor relacionamento, mas nada disso vai trazer plenitude, porque quando se cocria sem autoamor,  essas coisas apenas causarão uma euforia passageira, que darão lugar às  angústias e inquietações novamente. Por isso, não existe nada mais importante do que investir no nosso autocuidado”, explica a especialista. 

Para mudar esse cenário, Re Fornari separou 05 lições primordiais, retiradas do livro “Aprendendo a amar a si mesmo” da Louise Hay, a respeito de autoamor e autocuidado:

  • Pare com toda a crítica. O criticismo nunca muda nada. Recuse-se a se autocriticar. Aceite você mesmo exatamente do jeito que é. Quando se critica, as mudanças que obtém são negativas. Quando se aprova, as mudanças que atrai são positivas. Repita: “ estou disposto(a) a deixar de me criticar” e imediatamente diga algo positivo ao seu respeito. 
  • Seja amável, gentil e paciente. Não com os outros, mas com VOCÊ: Seja amoroso e generoso com você mesmo. Seja paciente consigo enquanto você aprende novas formas de pensar. Trate a si mesmo como você, como trataria a pessoa que você mais ama.- Perdoe a si mesmo. Deixe o passado ir. Você fez o melhor que pôde na hora com a compreensão, consciência e conhecimento que tinha. Agora você está crescendo e mudando e viverá a vida de maneira diferente.
  • Elogie-se. O criticismo enfraquece o seu ser interior. Elogiar, o enaltece. Então, enalteça-se o máximo que puder. Repita para si mesmo como está evoluindo com cada pequena tarefa na sua vida
  • Cuide do seu corpo. Aprenda sobre nutrição. Que tipo de "combustível" o seu corpo precisa para ter o máximo de energia e vitalidade? Aprenda sobre exercícios. Que tipo de exercício lhe dá mais prazer? Ame e reverencie o templo onde vive, que é o seu corpo!
  • Divirta-se. Lembre-se das coisas que lhe deram alegria quando criança. Incorpore-as em sua vida agora. Encontre uma maneira de se divertir e ter leveza com tudo o que você faz. Deixe-se expressar a alegria de viver. Sorria. Alegre-se, e o Universo se alegra com você.



Renata Fornari -viveu um dos momentos mais difíceis, a descoberta de um câncer de mama em estágio avançado da mãe. Foi quando ela leu pela primeira vez o livro “Você pode curar sua vida”, de Louise Hay, e teve uma sensação de reencontro com uma filosofia que conhecia. Durante sua trajetória, Fornari trabalhou como executiva de comunicação em grandes empresas, mas apesar do sucesso profissional, sempre sentiu que havia algo incompleto e não alinhado com seu verdadeiro propósito. Foi quando decidiu iniciar outra jornada e embarcou para a Califórnia, onde se formou com mestres treinados pessoalmente por Hay, através de atendimentos individuais e workshops vivenciais - os mesmos que a própria Louise conduziu por décadas de sua vida, e passou a atuar como única formadora de facilitadores e coaches do método no Brasil.

 

Louise Hay - foi uma escritora norte-americana que escreveu 27 livros e vendeu milhões de exemplares em todo o mundo, entre eles os best-sellers “Você Pode Curar Sua Vida” e “Você Pode Criar Uma Vida Excepcional”. Foi pioneira no estilo de autoajuda e a ensinar sobre o funcionamento das afirmações positivas e seus impactos na vida das pessoas. Sua técnica, estruturado com vivências de alto impacto emocional que partem do princípio de que cada um é co-criador e responsável pela própria realidade, ganhou grande credibilidade por ela ter se curado de um câncer de colo de útero utilizando os princípios que propagava.

Instagram: @refornarioficial
www.refornari.com 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados