Pesquisar no Blog

sexta-feira, 23 de julho de 2021

Está no período de pós-parto? Saiba quais tipos de chás podem ajudar neste momento

 

O pós-parto é um período muito importante para a mamãe e para o bebê. Além de ser o momento de recuperação de todo o desgaste físico-mental pelo qual os dois passam na hora do nascimento, é também o fortalecimento de um vínculo que se consolida através da amamentação.

Assim como na gravidez, a mãe precisa tomar todos os cuidados com a alimentação, pois parte dos nutrientes vai para o leite materno, e deste para o organismo do bebê. Isso inclui o consumo dos chás.

Existem infusões que são bastante adequadas e até recomendadas para os primeiros meses de vida dos bebês, graças às suas propriedades anti-inflamatórias, digestivas e calmantes. São várias ervas que prestam papéis como este, como os chás de camomila, gengibre, branco e canela.

Por outro lado, é preciso se preservar de bebidas que provoquem irritação, cólicas ou diarréia, como são os casos do chá verde e do chá mate. “O uso do chá adequado durante o pós-parto pode auxiliar bastante a própria adaptação do bebê às dosagens de leite materno. A mãe, por sua vez, deve priorizar alimentos que estimulem a produção de leite e que tenham nutrientes favoráveis à sua saúde e à do recém-nascido”, esclarece Lucas Penchel, médico e speaker da Soulchá, empresa mineira especializada na fabricação de chás.

Por se tratar de um universo tão amplo como os dos chás, o médico recomenda que a mãe converse com o pediatra e com um nutrólogo ou nutricionista para receber indicações precisas sobre o que consumir após o nascimento do bebê. “Como existem diversos chás e infusões disponíveis no mercado, e hábitos de consumo de chás que variam de uma mãe pra outra, vale a pena procurar ajuda profissional e pesquisar sobre os efeitos da cada bebida. E claro: jamais iniciar o consumo de um novo tipo de chá sem conversar com o médico”, avisa Penchel.

 

Cuidados na gestação

Lucas Penchel adverte ainda que o cuidado com o tipo de chá que está sendo usado na dieta deve ter início antes mesmo da gestação. Para mulheres que desejam engravidar, por exemplo, é importante saber que há ervas que têm até mesmo propriedade abortiva.

“Esse cuidado deve prevalecer já no período gestacional. Algumas infusões podem fazer muito bem para a saúde da mãe e do feto. Tudo é uma questão de conhecer profundamente o que se está tomando. Mas o médico precisa estar a par das suas escolhas antes de qualquer consumo”, explica o profissional da Soulchá.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados