Pesquisar no Blog

quarta-feira, 16 de junho de 2021

SOBRAC alerta para os principais sinais e sintomas de uma parada cardíaca

O caso do jogador Christian Eriksen, que sofreu uma parada cardíaca em campo no último sábado, dia 12 de junho, trouxe à tona a importância da discussão e orientação sobre as doenças cardiovasculares.

A parada cardíaca é o momento em que o coração deixa de funcionar, sendo necessária a intervenção com medidas de reanimação cardio-pulmonar-cerebral para que o coração volte a bater. A causa da parada cardíaca pode estar relacionada às arritmias cardíacas, que acometem uma em cada quatro pessoas ao longo da vida e são responsáveis pela morte súbita de cerca de 300 mil brasileiros todos anos. 

A prevenção é o melhor caminho para evitar uma morte súbita. Por isso, segundo o presidente da Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (SOBRAC), Ricardo Alkmim Teixeira, é preciso estar atento aos sinais. “É importante ressaltar que todas as pessoas que apresentam sintomas como palpitação, cansaço, falta de ar, tontura, desmaios e dor no peito, devem procurar um atendimento médico”. 

Ricardo acrescenta ainda que esse tipo de acometimento, quando acontece em pessoas jovens, especialmente com menos de 35 anos de idade, habitualmente apresenta um fundo genético. “São doenças do musculo do coração ou distúrbios elétricos primários que costumam desencadear episódios potencialmente graves, inclusive levando à morte súbita”, alerta o presidente da SOBRAC.

 

Como reconhecer se tenho alguma doença cardíaca? 

As arritmias cardíacas são alterações que ocorrem no ritmo dos batimentos do coração. Homens e mulheres de qualquer faixa etária podem ser afetados por essa doença. Alguns tipos de arritmias podem acometer uma em cada quatro pessoas ao longo da vida e são responsáveis pela morte súbita de cerca de 300 mil brasileiros todos os anos. 

Fique atento se você sentir sintomas como: palpitações no coração, desmaios, tonturas, confusão mental, cansaço, falta de ar e fraqueza. Reconhecer esses sintomas é fundamental para um tratamento adequado e para evitar quadros de arritmias mais graves e até a morte súbita. 

 

Como socorrer uma vítima que está sofrendo uma parada cardíaca? 

A maioria das paradas cardíacas acontecem em casa, no trabalho ou em locais públicos. Para evitar sequelas graves e até a morte súbita, é muito importante o atendimento rápido! Por isso, confira agora mesmo o vídeo que a SOBRAC desenvolveu com orientações sobre como ajudar uma pessoa que está sofrendo uma parada cardíaca: http://bit.ly/SOBRAC_paradacardiaca. 

Para orientar e alertar sobre o tema, a SOBRAC desenvolve anualmente uma campanha intitulada “Coração na Batida Certa”. A campanha acontece todos os anos em novembro e tem como objetivo orientar e conscientizar a população sobre os principais sinais e sintomas de uma arritmia cardíaca, doença que atinge milhares de pessoas em todo o mundo e é responsável pela morte súbita de muitos brasileiros. 

“Algumas arritmias cardíacas podem acometer 1 em cada 4 pessoas ao longo da vida, podendo resultar em consequências graves, como insuficiência cardíaca e derrame cerebral (AVC). Além disso, as arritmias são responsáveis pela morte súbita de cerca de 300 mil pessoas todos os anos no Brasil”, explica Ricardo Alkmim Teixeira, presidente da SOBRAC.  

Apesar de as arritmias cardíacas serem muito frequentes, inclusive em atletas e indivíduos jovens supostamente saudáveis, os sinais de alerta são pouco divulgados e sua prevenção ainda é precária. “Por isso, na presença de sinais de alerta ou histórico familiar, de parentes de primeiro grau como pais e irmãos com menos de 50 anos e ainda mais importante, com menos de 35 anos, procure um médico e orientações. A prevenção é a melhor forma de prevenir desfechos graves como a morte súbita”, finaliza Ricardo.

 


SOBRAC

https://sobrac.org/publico-geral/

Redes Sociais: @sobrac


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados