Pesquisar no Blog

sexta-feira, 11 de junho de 2021

PrevCOV: começa fase de coleta de sangue para pesquisa sobre Covid-19 no Brasil

Amostras serão armazenadas em soroteca nacional; os resultados poderão ser consultados pelos participantes

 

Já começou a coleta de sangue dos participantes da Pesquisa de Prevalência de Infecção por Covid-19 no Brasil (PrevCOV). As amostras coletadas farão parte da soroteca nacional de Covid-19 e ajudarão o Ministério da Saúde a entender a dinâmica da doença no Brasil e a adotar medidas de prevenção e controle do coronavírus. 

Os selecionados na PrevCOV devem ficar atentos, pois serão contatados até o final de julho para agendamento da coleta. A pasta não solicita código de celular para confirmar informações e nenhum participante terá seus dados divulgados. 

Os resultados dos exames poderão ser consultados pelos participantes, por sistema próprio construído para a pesquisa, e instruções específicas serão dadas no momento da coleta. Para saber se está na lista, basta ligar na Ouvidoria do SUS, no número 136. No mesmo telefone podem ser tiradas quaisquer dúvidas sobre o estudo. 

Após a coleta de sangue, o laboratório irá identificar e transportar as amostras para laboratório da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) que realizará a análise para SARS-CoV. A pesquisa contará com a participação de 211.129 brasileiros, em mais de 62 mil domicílios de 274 municípios. Após análise laboratorial, o resultado será encaminhado ao usuário e uma parte da amostra coletada será armazenada no Biobanco da Fiocruz. 

O estudo será voltado, principalmente, para a avaliação a prevalência da Covid-19 na população brasileira, em diferentes recortes geográficos. Os dados da pesquisa também permitirão cálculos mais precisos de indicadores de morbidade e de letalidade pela doença. 


COMO A PESQUISA É REALIZADA 

O Ministério da Saúde já entrou em contato com os cidadãos por SMS/Whatsapp para informar a participação na pesquisa. Os selecionados continuam recebendo ligação para confirmar a participação no estudo e para realizar entrevista e agendamento para coleta de material biológico de todos os moradores da residência que aceitarem participar. 

Nessa nova etapa que começou, profissionais de saúde de laboratório do Grupo Pardini (empresa contratada) realizam a coleta amostra de sangue dos moradores da residência selecionada. Todos os participantes recebem o termo de consentimento livre e esclarecido e os menores de 18 anos devem ter autorização dos pais ou responsáveis para participar do estudo. 

Saiba mais sobre a PrevCOV aqui. 


 

Ministério da Saúde


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados