Aulas voltadas à temática buscam oferecer suportes para que os estudantes possam solucionar problemas de forma eficaz e tecnológica
A
sociedade passa por constantes mudanças e, para que as instituições de ensino
possam acompanhar as tendências que surgem, é necessário estar atento ao que
tem sido requerido pelo mercado de trabalho atualmente. Além de formar
cidadãos, as escolas buscam estimular o profissionalismo dos seus estudantes
para que, futuramente, eles possam se destacar na área em que optarem seguir.
Levando em consideração este fator, o Pensamento
Computacional surgiu como uma nova disciplina para ser incluída na grade
curricular das redes de ensino. Entretanto, o assunto ainda causa estranhamento
entre pais e alunos que não conhecem a metodologia. De modo geral, pode-se
definir a matéria como um suporte para solucionar problemas de forma eficaz
usando a tecnologia como aliada.
"A disciplina tem duas vertentes. A primeira delas,
mais ligada ao conceito, é voltada à utilização de métodos computacionais na
resolução de problemas diversos. Não somente através de softwares, robótica,
programação, mas também no uso das ferramentas de abstração, algoritmos,
decomposição e reconhecimento de padrões”, explica Paulo Oliveira, professor de
Pensamento Computacional do Colégio Seriös, em Brasília.
Ele também explica que a segunda vertente está relacionada
às constantes mudanças em que o mundo se encontra. De acordo com o
profissional, os sistemas computacionais invadiram outras áreas do
conhecimento, além da vida privada das pessoas. Isso porque, basicamente, a
tecnologia faz parte, cada vez mais, da vida de todas as pessoas.
“Diante disso, é de fundamental importância que os alunos
tenham uma vivência sadia, responsável, útil e eficiente dentro da tecnologia e
de suas ferramentas”, informa. Para auxiliá-los nesse processo, a instituição
aposta em aulas semanais, de quarenta e cinco a noventa minutos, exclusivamente
para trabalhar aspectos relacionados à disciplina. Na aula, é explorado o
conceito de Pensamento Computacional a partir do uso de ferramentas
tecnológicas.
Além disso, a utilização de computadores, robôs e softwares
pode ser dispensável, o que torna as discussões mais intimistas e fáceis de
compreender. Os conceitos, na verdade, são abstraídos para o mundo real, o que
aproxima os estudantes ao tema trabalhado. Entretanto, a tecnologia não é
deixada de lado. Quando necessário, o professor faz uso de ferramentas digitais
com intuito de unir a parte teórica com a prática.
“Tais métodos eram anteriormente conhecidos por fazer parte
apenas do mundo computacional. Atualmente, a extrapolação do uso dessas
ferramentas para a vida off-line deu origem e nome a esta disciplina. É
possível mostrar, de várias maneiras, como algoritmos ou abstrações podem
ajudar na resolução de problemas matemáticos, físicos, químicos”, exemplifica
Paulo.
Para o professor, percebe-se também que a decomposição
auxilia no entendimento de conteúdos históricos ou geográficos. Ademais, o reconhecimento
de padrões é fundamental em análises, previsões ou estudos de casos.
“Ressalta-se, além disso, que nenhuma disciplina trabalha
sozinha. O conjunto de toda a vivência escolar, seja ela intelectual, social ou
disciplinar, tem por finalidade a formação integral de uma pessoa”, diz.
Colégio Seriös
SGAS 902, BL. C, LT. 75, Asa Sul
Telefone: (61) 3049-8800
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