Pesquisar no Blog

quinta-feira, 17 de junho de 2021

Junho Vermelho - Campanha realizada pela Abrale e Abrasta, Doe Sangue. Salve Vidas! reforça a segurança do procedimento nos Bancos de Sangue e Hemocentros

 

Diversas ações durante todo o mês pretendem estimular a doação


Junho é o mês de conscientização da importância da doação de sangue. A iniciativa ganha força no contexto de pandemia, em que os estoques dos Bancos de Sangue estão baixos e muitos doadores estão com receio de ir aos hemocentros.

A Abrale - Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia e a Abrasta - Associação Brasileira de Talassemia, para dar mais visibilidade ao tema, realizou um grafite em um muro cedido pela ViaQuatro, localizado entre as pistas expressa e local da Marginal Pinheiros, com visão para a plataforma da Estação Pinheiros, linha Esmeralda da CPTM.

A arte foi feita por Tito Ferrara, em uma área total de 73,83 m². O objetivo é chamar a atenção de quem passa de automóvel pelo local, além dos usuários da linha de trem e os que utilizam o corredor de acesso à linha 4 amarela do Metrô.

Além do grafite, as estações Sumaré, Sacomã e Trianon Masp, da linha verde do Metrô, ficarão iluminadas durante todo o mês de junho, para alertar os usuários sobre a importância da doação de sangue.

Desde maio, as entidades promovem a campanha "A pandemia parou o mundo. Mas a esperança não pode parar. Doe Sangue. Salve Vidas!", para incentivar a doação neste momento grave que vivemos, por conta da COVID-19. Em 2020, por causa do novo coronavírus, houve queda de aproximadamente 20% no número de doações.

Famosos como Fábio Porchat, Gloria Maria, Hortência Marcari, Rafinha Bastos e Rodrigo Faro também vão disseminar as informações em suas redes sociais, vestindo uma camiseta vermelha com o slogan da campanha. A iniciativa faz um chamado para que os doadores de sangue vistam uma peça de roupa vermelha, tirem uma foto e postem a imagem marcando a @abraleoficial e a @abrastaoficial, além das #VistaVermelho e #DoeSangue, convidando os amigos a fazer parte da ação.

"A reposição frequente dos estoques de sangue é necessária para tratar anemias crônicas, nos procedimentos de urgência, acidentes que causam hemorragias, complicações da dengue, febre amarela, tratamento de câncer e outras doenças graves. Queremos mostrar a segurança do procedimento e que há milhares de pacientes que necessitam deste ato de amor", afirma a presidente da Abrale, Merula Steagall.

A campanha já conta com 10 Estados parceiros; com 70 postos de coleta mapeados; apoio da ABHH (Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular); Grupo GSH; das empresas ligadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) - EMTU, CPTM, Metrô, ViaQuatro, ViaMobilidade e Estrada de Ferro Campos do Jordão (EFCJ). A iniciativa pretende engajar a sociedade em ações e medidas que impulsionem um esforço coletivo para o abastecimento dos Bancos de Sangue.

Os locais de doação estão preparados e higienizados para receber o público. Com as restrições da pandemia, há esquemas especiais para evitar aglomerações e manter distâncias seguras entre os doadores.

E, para facilitar ainda mais, a 99, empresa de tecnologia, agora é parceira da Abrale e Abrasta na ação para doação de sangue. O app disponibilizará vouchers de ida-e-volta a doadores de sangue das principais capitais do país para que cheguem em segurança até os hemocentros. As informações completas de acesso ao cupom estão na página da campanha - https://www.abrasta.org.br/campanha-doacao-de-sangue/

A promoção acontecerá até o dia 14 de julho ou até acabarem os vouchers.

Nos Bancos de Sangue do Grupo GSH, também parceiro na iniciativa, ao longo do mês, acontecem ações de conscientização sobre a campanha Junho Vermelho, com o tema: "O Caminho para a Solidariedade é mais simples do que você pensa", cujo conceito é a trilha que o doador deve percorrer para praticar esse gesto solidário que pode salvar até 4 vidas. Até o dia 30 de junho (ou enquanto durarem os estoques), os doadores estão sendo contemplados com corações antiestresse, como uma forma de reconhecimento ao seu dia especial e à prática solidária desse gesto de amor pelo próximo.

Para a doação, é necessário ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos. Para menores de 18 anos, é necessário o consentimento dos responsáveis. O modelo estará disponível no hemocentro. A pessoa também precisa pesar mais de 50kg e levar um documento de identidade original, com foto recente. É recomendado ligar no hemocentro ou ponto de coleta mais próximo e agendar um melhor horário, para evitar aglomerações.

O presidente da Abrasta, Eduardo Fróes, reforça que a doação é segura e qualquer pessoa, um dia, pode precisar de uma transfusão. "Segundo a OMS, o Brasil está abaixo do número de doadores ideal para um sistema de doação saudável", destaca.

As informações completas da ação, e sobre a doação de sangue, podem ser vistas em https://www.abrasta.org.br/campanha-doacao-de-sangue/

 

Sobre a Abrale

A Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale) foi fundada por pacientes e familiares em 2002, com a missão de oferecer ajuda e mobilizar parceiros para que todas as pessoas com câncer do sangue no Brasil tenham acesso ao melhor tratamento. A atuação da associação é sustentada por quatro pilares: Apoio ao Paciente, Educação e Informação, Pesquisa e Monitoramento e Políticas Públicas. Mais informações em https://www.abrale.org.br

Sobre a Abrasta

A Abrasta, Associação Brasileira de Talassemia é uma ONG que atua com o aval e a orientação de um Comitê Científico Médico, formado por especialistas nacionais e internacionais, oferecendo às pessoas com talassemia um acesso fácil e rápido ao melhor tratamento e qualidade de vida. https://www.abrasta.org.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados