Pesquisar no Blog

quinta-feira, 10 de junho de 2021

Junho Vermelho: ABHH promove uma série de ações ao longo do mês

A Campanha visa conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue, que teve queda de 70% durante a pandemia


Em 2021, o “Junho Vermelho”, instituído em 2015 pelo Ministério da Saúde como o mês que celebra e exalta a causa da doação de sangue como um ato de solidariedade, ganha um caráter especial e emergencial. Isso porque a pandemia impôs, desde seu início, uma queda significativa (maior que 70%) no ritmo das doações espontâneas. Por isso e também por entender que a causa da doação de sangue é um ato único e essencial para salvar vidas, a Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH) lança este ano o programa “UM SÓ SANGUE”, que congrega uma série de ações e compartilhamento de informações para estimular o ato de doar sangue, não apenas em junho, mas o ano inteiro.

“Nós sempre precisamos de doação de sangue e isso se acentuou sensivelmente durante a pandemia. Doar sangue é um ato simples, rápido e de cidadania, que não traz risco algum para quem realiza a doação. É um ato humanitário muito importante, principalmente na situação atual”, afirma o hematologista, Dr. Dante Langhi Júnior, presidente da ABHH, sobre a motivação para a criação de uma ação permanente em prol da causa. “Historicamente, a ABHH já se mobiliza neste sentido, mas agora temos um Programa com um olhar voltado para o tema”, completa.

Para o lançamento especial do Programa neste junho, a ABHH conta com o apoio de uma série de parceiros: Metrô de São Paulo, MTM Tecnologia, São Paulo Futebol Clube, Facebook, além dos serviços de hemoterapia que farão coletas - Banco de Sangue Paulista, CTA/SP, Fundação Pró-Sangue, Hospital Israelita Albert Einstein e Banco de Sangue do Hospital Oswaldo Cruz, Hemocentro da UNIFESP e Colsan.

 

Confira as ações que acontecem ao longo do mês.


  • Lançamento de um vídeo manifesto com tom emocional para sensibilizar a população para a causa da doação de sangue. O material será amplamente divulgado nas mídias sociais, canais de parceiros e imprensa.

Para assistir ao vídeo, acesse: https://youtu.be/YDEuYwDbfRc

 

  • Lançamento do aplicativo Um Só Sangue, que possibilitará a quem deseja doar sangue agendar sua coleta antecipadamente, no local mais próximo. 
  • Mutirão de Coleta no Estádio do Morumbi: em parceria com o São Paulo Futebol Clube, o Programa Um Só Sangue promove coleta de sangue dias 25 e 26 de junho.
  • Ações nas Linhas Verde, Vermelho e Azul do Metrô de São Paulo: espalhadas por estações, o Programa em parceria com o Metrô/SP veiculam vídeos educativos na TV Minuto, disponibilizam um mural com asas de anjo para os doadores de sangue registrarem sua boa ação, além de realizar uma coleta de sangue coletiva junto a colaboradores.
  • Lives informativas: o Programa promoverá ao longo do mês pelo menos uma live sobre o tema doação de sangue e com orientações para doadores no canal da ABHH (@abhhoficial).

 

Sobre o Programa Um Só Sangue 

O Programa Um Só Sangue nasce do olhar da ABHH para a importância de enfatizar sua expertise para todos os atores envolvidos no processo de doação de sangue. Na ponta, com informação, conteúdo, parcerias com representantes da sociedade civil organizada, parlamentares, influenciadores e associados, o Programa objetiva estimular e estabelecer um calendário anual perene que torne a doação de sangue no Brasil um ato constante e sob o olhar de todos. A ABHH, através de parcerias estratégicas, propõe um calendário permanente de ações que corroborem com os objetivos do Programa. 

Site oficial: www.umsosangue.com.br

 

Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular – ABHH


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados