Pesquisar no Blog

sexta-feira, 18 de junho de 2021

Especialista aponta os riscos de se fazer tratamento de varizes sem um profissional habilitado

Milhares de pessoas são acometidas pelo surgimento de vasinhos que surgem principalmente nas pernas que, além do incômodo, por vezes causam dores e podem desenvolver outras doenças derivadas.

De acordo com dados obtidos através da SBACV-RJ, a condição, que atinge cerca de 35,5% da população brasileira, vai além de algo esteticamente desagradável. As varizes podem ser indícios de problemas circulatórios mais sérios, podendo evoluir para doenças como trombose e úlceras, além de causar dores e inchaço.

Sem conhecimento sobre os riscos que a condição pode provocar, muitas pessoas insatisfeitas com a sua aparência acabam só levando em consideração a questão estética, e buscam por tratamentos para retirada, algumas das vezes com profissionais sem uma especialização, desconhecendo o fato de que apenas o médico especialista pode indicar o procedimento adequado, após um diagnóstico correto do grau da doença.

Segundo a médica angiologista Adriana Vasconcelos, membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e de
Cirurgia Vascular do Rio de Janeiro (SBACV-RJ), os riscos de se fazer um tratamento de varizes sem um profissional habilitado vai além de um resultado insatisfatório. Muitas das vezes o maior problema é o não médico, como farmacêuticos, biomédicos, fisioterapeutas e esteticistas, porque podem dar um diagnóstico errado do caso, correndo o risco de agravamento da doença vascular com aparecimento de manchas e lesões na pele, úlceras e até trombose.

Dra. Adriana complementa que o médico angiologista ou cirurgião vascular está capacitado para fazer o diagnóstico e o tratamento. Através de uma avaliação minuciosa na consulta é que se pode decidir qual a meia elástica adequada, se há necessidade de usar flebotônicos (remédios para melhorar a circulação venosa) e traçar a melhor estratégia para o tratamento indicando de acordo com cada caso escleroterapia convencional, crioescleroterapia, laser transdérmico, escleroterapia com espuma densa, cirurgia convencional, cirurgia com endolaser ou cirurgia com radiofrequência.

Se manter sempre ativo praticando atividades físicas regulares, se hidratar, ter uma alimentação saudável e evitar permanecer muito tempo em pé parado ou sentado, são alguns hábitos que podem melhorar a sua saúde e de suas veias, finaliza a médica angiologista.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados