Pesquisar no Blog

sexta-feira, 11 de junho de 2021

Como a harmonização com queijos pode incrementar a sua cerveja

Crédito: istock/divulgação

 


Prática comum aos sommeliers pode ser facilmente dominada e  trazer novas experiências para seu ritual de degustação 
 



O brasileiro está acostumado a beber cerveja acompanhada de pequenas porções de comida. Os chamados petiscos de bar são quase regra na hora de apreciar uma boa gelada. Esse ritual por si só já é uma delícia, mas existe uma maneira de torná-lo ainda melhor.

 

A harmonização de comidas e bebidas é uma prática que consiste em encontrar a melhor combinação entre o que se bebe e o que se come. É uma questão de identificar os sabores que melhor se complementam, criando uma dinâmica apreciável na boca. 

 

Com a cerveja, há inúmeras opções, mas uma delas merece atenção especial: a combinação com queijos. É muito mais comum ver rituais de degustação que harmonizam esses laticínios a vinhos, pois a bebida traz um contraste muito bem-vindo. Mas a cerveja traz uma sincronia única e vale a pena explorar a combinação!

 

Na opinião do renomado mestre-cervejeiro estadunidense, Garrett Oliver, o segredo desse combo está na forma com que a cerveja assimila e realça o queijo, e vice-versa. A carbonatação também limpa e ativa as papilas gustativas, e até os mais complexos tons podem ser sentidos.

 

Não é preciso ser um sommelier para saber fazer harmonização, e ela pode ser o que falta para elevar seus encontros sociais ou degustações casuais a um novo patamar.

 

O queijo certo para a cerveja certa

 

Uma regra geral para se ter em mente é a seguinte: quanto mais forte o sabor da sua cerveja, mais forte deve ser o queijo. Uma cerveja mais maltada, por exemplo, pode ser combinada com queijos maturados ou de notas amendoadas, enquanto cervejas mais leves harmonizam muito bem com queijos frescos. Algumas combinações populares são:

 

Pale Ale: cerveja de baixa carbonatação, ela não costuma apresentar muita espuma, e sua composição é delicada. Harmoniza com queijos macios como mascarpone, camembert e brie, que vão bem de encontro ao corpo da cerveja e à característica do seu malte. Além disso, ela também pode criar um bom contraste com outros queijos mais fortes, como cheddar, gruyere e  emmental.

 

Weizenbier: também conhecida como weiss, esta cerveja é feita com base no trigo e apresenta notas frutadas. Não é comumente encontrada na geladeira de casa, mas sua popularidade cresce cada vez mais, principalmente pela opção de algumas marcas de adicionar polpa de laranja à composição. Ela combina com muçarela, queijo de cabra e outros queijos mais ácidos, que podem encaixar muito bem nas variantes com laranja.

 

Pilsen e lager: estes são os tipos em que se encaixam as cervejas mais populares no Brasil. São aquelas que você toma no barzinho com os amigos. Elas são muito refrescantes e leves, e a tradição é deixá-las gelando por um bom tempo, pois são melhor apreciadas quando estão trincando. Queijos como ricota, minas e muçarela combinam muito bem, pois têm um sabor suave que não sobrepõe a cerveja e também podem ser facilmente encontrados em casa. 


Harmonizar os sabores da sua bebida favorita a uma comida apropriada pode incrementar seu sabor e fazer a experiência ser ainda mais prazerosa. Não é necessário ter nenhuma especialização para começar a apreciar novos sabores e combinações. Toda cerveja evoca uma sensação própria, e, se pareada com um bom queijo, o resultado pode ser inacreditável. 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados