Pesquisar no Blog

sexta-feira, 11 de junho de 2021

Cinco passos para conquistar uma carreira internacional em TI

Conquistar uma carreira internacional em TI é o sonho de muitos profissionais do ramo. Diversos países oferecem amplas oportunidades de emprego para estrangeiros com altos salários – que, inclusive, é um dos principais atrativos para o segmento.

Segundo uma pesquisa do Boston Consulting Group (BCG), em 2020, 63% dos profissionais da área afirmaram estarem dispostos a mudar de país. Dados ainda mostram que o déficit atual de especialistas em tecnologia no mundo é superior a 570 mil. Com tanta oferta, é possível escolher onde trabalhar. A remuneração em moedas como Dólar e Euro é o grande atrativo para os brasileiros.

Por isso, enumerei aqui cinco passos para quem deseja carimbar o passaporte junto com a carteira de trabalho.


#1 Estude inglês: a língua inglesa é a base do trabalho em TI. Todos os códigos e linguagens de programação são escritos e divulgados nesse idioma – o que torna seu domínio imprescindível, independentemente do país que você escolher para trabalhar. Para quem ainda não atingiu um nível de proficiência satisfatório na língua, o ideal é mergulhar nos estudos, considerando inclusive cursos que apresentem o vocabulário específico da área de tecnologia.


#2 Analise os mercados mais promissores: países como o Canadá, Estados Unidos, Portugal e Irlanda são alguns dos mais desejados pelos profissionais de TI, por serem polos tecnológicos reconhecidos internacionalmente, reservando as melhores oportunidades de emprego. Alguns oferecem incentivos de trabalho a estrangeiros, com políticas de imigração bastante favoráveis. Portanto, analise os mercados mais promissores e escolha o que lhe mais agradar.


#3 Identifique as habilidades necessárias e prepare-se: ser um profissional de TI requer estudos constantes sobre as tendências do setor. Em qualquer oportunidade de trabalho – especialmente internacional – é imprescindível se manter atualizado em todas as novidades da área. O mundo tecnológico está sempre evoluindo e ficar de fora das atualizações é o mesmo que decretar sua desvalorização no mercado.


#4 Monte um portfólio: todos os seus projetos profissionais e resultados devem ser organizados para serem apresentados aos recrutadores estrangeiros de forma atrativa. Somente com um bom portfólio, os responsáveis pelos processos seletivos conseguirão enxergar suas habilidades e principalmente como elas poderão contribuir para o crescimento da empresa.


#5 Conecte-se às empresas: uma boa rede de contatos pode ser a grande chave para conquistar uma oportunidade de trabalho, principalmente em outro país. Por mais que plataformas e redes sociais como o LinkedIn ofereçam grandes chances, não se limite a elas. Empresas especializadas em recrutamento e seleção no exterior podem ajudá-lo a encontrar as vagas mais promissoras, além de prestar todo o apoio necessário durante o processo.

Apostar em uma carreira internacional é uma ótima oportunidade de crescimento profissional e pessoal. Com a intensa transformação digital que estamos vivenciando, as vagas de trabalho em TI estão crescendo exponencialmente em empresas dos mais diferentes portes e segmentos. Com um bom preparo, as chances de se destacar e romper fronteiras são enormes. 

 


Vanderlei Abrantes - cofundador da StarHire

 https://starhire365.com.br/lista/

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados