Pesquisar no Blog

quarta-feira, 16 de junho de 2021

Autonomia: confira os benefícios na rotina das crianças desde os primeiros anos de vida

Especialista afirma que quanto antes a habilidade for estimulada, melhor e mais rápido será o desenvolvimento dos pequenos

 

O processo de aprender acontece como resultado de uma construção pessoal dos bebês e das crianças, em interação com crianças de todas as idades, com os adultos e com os elementos da cultura com os quais entram em contato. Os pequenos começam a se desenvolver à medida que se relacionam com as pessoas, seus hábitos e costumes, com a língua e as outras linguagens corporais acumulando conhecimento. 

Algumas capacidades cognitivas e afetivas desenvolvidas na infância como a memória, a fala (vocabulário), o pensamento (concreto, lógico e abstrato), a imaginação, os valores (da família e da sociedade), os sentimentos e a autodisciplina são fundamentais e serão levadas para o resto da vida.

“Em outras palavras, as crianças aprendem na convivência. Percebem o mundo por inteiro quando observam, ouvem e pensam, brincam, experimentam, descobrem, comparam e expressam, por meio de diferentes linguagens, aquilo que vão aprendendo e percebendo do mundo ao redor”, diz Mariana Bruno Chaves, formada em Letras pela USP e coordenadora do setor pedagógico do Kumon.

Em casa, o aprendizado também pode acontecer em diferentes momentos da rotina: na hora de escovar os dentes, na hora das refeições, na realização de brincadeiras e jogos, sempre pensando no desenvolvimento da autonomia dos pequenos. 

“As brincadeiras também são importantes e fazem parte do processo de crescimento. Os pais podem aproveitar o tempo em casa para resgatar as histórias da família, incluindo jogos com palavras simples, mas divertidas, como trava-línguas, adivinhas, entre tantas outras”, completa Mariana. 

Além disso, indica a especialista, deve-se ler diariamente para bebês e crianças. Enquanto contamos ou lemos uma história, as crianças ouvem, mas também imaginam, pensam, comparam, observam o nosso tom de voz, a maneira como nos relacionamos, como tratamos as outras crianças e como cuidamos dos livros. Também percebem o nosso interesse e entusiasmo. Com isso, aprendem modos de ser, a gostar das coisas, percebem os outros e a si mesmas, vão assimilando modos de se relacionar com o ambiente e com os outros, criando uma imagem de si e constituindo a sua autoestima. 

A leitura desperta a imaginação, ajuda no desenvolvimento emocional da criança e da empatia, possibilita a construção do pensamento crítico, aproxima e fortalece os vínculos afetivos além de muitas outras vantagens.

 


Kumon

www.kumon.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados