Pesquisar no Blog

quarta-feira, 16 de junho de 2021

Além de destruir a carreira de um atleta, o que mais um anabolizante prejudica

 O ex-ciclista Lance Armstrong perdeu todos os seus títulos para o doping. Uso indevido dessas substâncias pode provocar glaucoma e muitos outros danos


Em 2018, o Oscar de melhor documentário foi para a produção da Netflix, Ícaro, que revela um dos maiores esquemas para burlar os testes antidoping.   

Ao lado de autoridades Russas, incluindo o atual presidente Vladimir Putin, o químico Grigory Rodchenkov montou um sistema de manipulação de testes antidoping para atletas russos, durante os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, e os Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi, em 2014.  

Apesar do documentário trazer um enfoque maior no esquema, Ícaro menciona o ex-ciclista Lance Armstrong, que foi banido do esporte por doping. 

Quem é Lance Armstrong e como o doping destruiu a sua carreira

Armstrong é um ex-ciclista profissional estadunidense, famoso por vencer sete vezes seguidas o Tour de France, entre 1999 e 2005, o que o tornou um dos maiores atletas do ciclismo.  

Porém, o que muitos não sabiam é que por trás da alta performance de Armstrong estava o uso de substâncias químicas que ajudam o atleta a ter um melhor desempenho nas competições. É o chamado doping. 

O ex-ciclista foi alvo constante de acusações de doping desde 1996, mesmo ano em que descobriu um câncer testicular.  

Armstrong foi considerado sinônimo de superação ao vencer a doença em 1997, criando, inclusive, a Fundação Lance Armstrong para a luta contra o câncer.  

No ano seguinte, o estadunidense voltou a pedalar e passou a usar o hormônio EPO (eritropoetina), que aumenta a produção de glóbulos vermelhos do sangue (eritrócitos) e, consequentemente, acelera o metabolismo do organismo.  

Armstrong negou veemente todas as acusações de doping por mais de uma década.  

O público nutria uma grande admiração por Armstrong, principalmente por ele ter vencido várias vezes o Tour de France. As alegações provocaram controvérsias entre muitos ciclistas e fãs do esporte que acreditavam que o EPO não poderia ser considerado doping. 

Até que, em 2011, um de seus amigos mais íntimos, o veterano do ciclismo Tyler Hamilton, que fez parte da equipe USA competindo com Armstrong em muitos campeonatos, decidiu contar toda a verdade sobre os dopings de Armstrong.  

Em 2012, a Usada (Agência Americana Antidoping) provou o uso de substâncias ilícitas por parte de Armstrong, incluindo um esquema de troca ilegal de amostras de urina feito pelo ex-ciclista, e o baniu do esporte. 

Armstrong, então, perdeu todos os títulos de sua carreira, incluindo os sete troféus do Tour de France que o tornaram um ídolo no esporte.  

Um ano após sua expulsão, o estadunidense decidiu vir a público e revelou à apresentadora e jornalista Oprah Winfrey o uso de EPO, testosterona e transfusões de sangue para melhorar o seu desempenho no ciclismo.  

O ex-ciclista ainda confessou que sem o uso de doping seria impossível ganhar o Tour de France sete vezes seguidas e ainda afirmou que os atletas não eram obrigados a utilizar tais substâncias.  

Após as confissões, Armstrong foi expulso de sua própria fundação, perdendo diversos patrocinadores. 

 

Como o Doping prejudica a saúde

O doping é caracterizado por substâncias usadas na tentativa de melhorar o rendimento de um atleta, o que inclui anabolizantes ou esteróides, hormônios, estimulantes, diuréticos, etc.  

A maioria das pessoas que buscam o doping são atletas de alto rendimento, mas não é incomum nos depararmos com frequentadores de academia fazendo uso dele, principalmente de anabolizantes.   

Geralmente, o uso dos anabolizantes é feito por aqueles que querem resultados melhores e mais rápidos na musculação.  

Porém, o uso inconsciente dessas substâncias não é apenas anti-ético e ilegal, mas também extremamente prejudicial à saúde.  

Uma das principais doenças causadas pelos esteróides é o câncer de fígado. O órgão é responsável por processar tudo que entra no nosso organismo, e acaba ficando sobrecarregado ao filtrar o anabolizante, o que pode provocar câncer.  

Outro órgão vital para o corpo humano e que é diretamente afetado pelos anabolizantes é o coração. O uso indiscriminado da substância pode aumentar o tamanho do coração, acarretando em um ataque cardíaco.  

Além disso, como é preciso aumentar as doses do anabolizante para melhorar os resultados, a droga causa dependência psicológica. O atleta também pode desenvolver depressão, síndrome do pânico e bipolaridade. 

O uso de esteróides pode afetar também a saúde ocular do usuário. O uso irregular de anabolizantes causa aumento da pressão intraocular, um dos fatores de risco do glaucoma, que pode levar até a necessidade de realizar a cirurgia do glaucoma. A doença, se não for diagnosticada a tempo e tratada corretamente, pode causar cegueira. 

Para manter a saúde e obter uma performance cada vez melhor do esporte, é importante consultar profissionais da medicina regularmente, manter exames em dia e apostar em hábitos cada vez mais saudáveis. O uso de anabolizantes não vale os riscos à saúde. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados