Pesquisar no Blog

segunda-feira, 17 de maio de 2021

Maio Laranja: Visão Mundial realiza ações voltadas para o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

No calendário de campanhas de conscientização do Brasil, o Maio Laranja marca o mês de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. O dia oficial da campanha, 18, é homenagem à menina Araceli, violentada e assassinada aos 8 anos de idade no Espírito Santo em 1973. Para a data, a Visão Mundial realiza uma série de ações com a participação de colaboradores e parceiros, a fim de chamar a atenção para a necessidade de se combater esta violência diariamente e de escutar atentamente as crianças para a identificação de sinais de violação de direitos.


As atividades comemorativas iniciam já no dia 17, nos canais digitais da organização. No Youtube, será transmitida uma contação de história do livro Não me toca, seu boboca!, da autora Andréa Viviane Taubman. A obra aborda de forma simples e lúdica a temática do abuso infantil e como as crianças podem e devem agir em casos de atitudes suspeitas por parte de algum adulto.

De acordo com denúncias do Disque 100, 70% dos casos de abuso sexual infantojuvenil começam dentro de casa e o perfil dos agressores mantém um padrão, sendo em números significativos, de familiares dessas crianças e jovens. Para reforçar a importância da identificação de sinais de violência e da escuta atenta de crianças e adolescentes, no dia 18, às 14h, a autora também será a convidada de um bate papo realizado em parceria com a Igreja Batista da Água Branca (IBAB).

Também na terça-feira, 18 de maio, a partir das 9h, a Visão Mundial realiza uma devocional com as pastoras Siméa Meldrum e Helena Tannure. A reflexão é aberta ao público e será transmitida ao vivo no canal do Youtube da Visão Mundial. .

Já no dia 20, a partir das 9h30, a Visão Mundial realiza um Webinário Nacional sobre o papel da escuta no enfrentamento às violências contra crianças e adolescentes. O evento também é aberto ao público, com transmissão ao vivo no Youtube da organização, que traz como convidados especialistas na temática, representantes dos setores governamental e religioso, além de uma jovem beneficiária, representando as crianças e a juventude.

No dia 21 será promovida uma conversa entre colaboradores e especialistas, em uma iniciativa do Conexión Ternura. O tema abordado será a ternura na paternidade e a live também será transmitida no canal oficial da Visão Mundial no Youtube.

Além disso, marcando todo o mês de maio, a organização realiza entregas, em todo o território nacional, de Kits de Ternura e de Proteção, voltados para meninos e meninas, para ensinar, de forma criativa sobre partes do corpo, limites e sobre como buscar ajuda caso presencie ou passe por alguma situação de abuso ou violência sexual.

Ainda neste sentido, os territórios de Boa Vista e Pacaraima realizam, nos dias 18 e 21, uma programação especial para seus beneficiários, com palestras e dinâmicas envolvendo a temática dos maus tratos e da proteção e, ainda um campeonato esportivo e atividades recreativas.

"A Visão Mundial alerta para o aumento de violência contra grupos vulneráveis em todo o mundo, especialmente para mulheres e crianças, e, mais ainda, durante o isolamento social. Por isso, seguimos firmes e insistentes desenvolvendo projetos e iniciativas em variadas frentes, com o intuito de ajudar e focar na proteção da criança e do adolescente. Os números são preocupantes e é urgente trazer o tema à tona, principalmente neste momento de isolamento", declara Márcia Monte, ponto focal de Salvaguarda e Assessora Técnica da Visão Mundial.

Para conferir e se inscrever nas diversas ações promovidas pela Visão Mundial voltadas para o Maio Laranja, acesse aqui.

Serviço Maio Laranja - Visão Mundial:
18/05 - Devocional com Helena Tannure - 9h
18/05 - Entrevista com Andrea Taubman -14h
20/05 - Webinário Nacional O papel da escuta no enfrentamento às violências contra crianças e adolescentes - 9h30
21/05 - Conexión Ternura: Ternura na paternidade-18h


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados