Pesquisar no Blog

segunda-feira, 17 de maio de 2021

Entenda a importância de consultar o pagamento de cotas do seu Imposto de Renda após o recolhimento

Fábio Barretta, diretor Executivo da COAN Contabilidade, relata que a falta da consulta pode gerar prejuízos no futuro


O período para realizar a Declaração do Imposto de Renda está quase chegando ao fim. Com a data prorrogada até o dia 31 de maio de 2021, boa parte da população já finalizou as pendências com a Receita Federal, mas aqueles que ainda não declararam podem contar com algumas dicas extras.

O CEO e diretor da COAN Contabilidade, Fábio Barretta destaca a importância de considerar alguns detalhes ao realizar essa atividade, especialmente quando se opta por fazer o pagamento por meio de cotas. “É comum as pessoas recolherem  o imposto e dividir o pagamento em cotas, mas é preciso ter muito cuidado com isso, uma vez que pode gerar surpresas desagradáveis no futuro”, ele conta.

As cotas podem ser utilizadas para parcelar o imposto de renda em até 8 vezes, no entanto, ao não realizar o procedimento da forma correta, pode acarretar em irregularidades com a Receita Federal, impactando em taxas e tarifas nas próximas declarações.

Para que tudo ocorra corretamente, Fábio recomenda que todas as informações sejam verificadas e computadas perante a base de dados da Receita Federal. Sem essas informações, ao solicitar a certidão negativa (documento oficial que confirma a ausência de dívidas fiscais e tributárias  ou mesmo dívidas processuais em nome de um cidadão, empresa ou bem)  é possível se deparar com alguma cota do imposto de renda em aberto.

Segundo o especialista, é importante contar com um contador profissional que possa realizar essa verificação através do portal e-CAC. “Quem optou pelo parcelamento em duas ou mais vezes, ao finalizar os pagamentos deve gerar o código de acesso no e-CAC e confirmar se as cotas foram de fato computadas no sistema da Receita Federal, além de solicitar a certidão negativa no mesmo instante”, ele ressalta.

Realizando esse procedimento evita-se qualquer pendência e garante mais segurança para o cidadão.

 



Fábio Barretta - diretor executivo desde 2018 da COAN- consultoria contábil. É bacharel em ciências contábeis desde 2005 pela PUC/SP.  Também possui especialização em planejamento tributário pela FECAP/SP em 2010. Atua na área contábil desde 1997, onde ingressou na COAN CONTABIL passando pelas áreas contábil, fiscal e legal, acumulando vasta experiência em assessoria contábil. Fábio é sócio diretor desde 2010, período em que marcou o ingresso da COAN CONTABIL nos programas de qualidade e certificação ISO9001. Para saber mais, visite o site https://coancontabil.com.br/, mande e-mail para fabio@coancontabil.com.br ou acesse o perfill no instagram @coan_contabil e pelo facebook CoanContabilidade

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados