Pesquisar no Blog

quinta-feira, 13 de maio de 2021

Como controlar a ansiedade

Aprenda a ter autocontrole e dominar as suas emoções


A ansiedade é um estado pelo qual todos já passaram. Muito além de somente aquele frio na barriga gostoso, a ansiedade, em níveis mais altos, pode causar sérios problemas. Situações de risco e momentos de incertezas, são os principais ativos desse estado.

A popularidade desse sentimento se dá, porque nós, humanos, tendemos a querer ter tudo sobre o nosso controle. Entretanto, não é bem assim. Em 2020 aprendemos que o futuro está fora do nosso controle e que, para vivermos bem, devemos nos adaptar às situações que surgem no decorrer da nossa vida. Mesmo que o nosso destino esteja nas nossas mãos, o futuro não está.

A ansiedade surge em diversos momentos da nossa vida. Antes de uma entrevista de emprego, esperando algum dia importante, aguardando uma resposta que pode mudar, ou não, a sua vida… estar ansioso pode derivar de vários motivos. Todavia, mesmo que comum, a ansiedade pode ser uma grande vilã no nosso cotidiano. Em níveis mais críticos, esse sentimento pode causar estresse, frequência cardíaca alta e até mesmo problemas respiratórios. Segundo Madalena Feliciano, Coach e hipnoterapeuta, “A ansiedade pode ter vários níveis. Nos mais altos, o importante é buscar ajuda especializada”.

Para os mais leves, que sofrem de sudorese, dor de cabeça leve e às vezes dor de estômago, algumas atitudes podem ser tomadas para que a ansiedade seja diminuída. Primeiramente, Madalena afirma que “Você deve reconhecer os seus momentos de ansiedade para que possa tratá-los. Saber quando e por quê você está apresentando os sintomas, pode ser a chave principal para entender esse estado”.

Para evitar as crises, ou até mesmo enquanto elas ocorrem, é importante ser gentil consigo mesmo. Não se cobrar muito e entender que está em uma situação de incerteza, pode te ajudar a se acalmar nesses momentos. A especialista afirma que “Diariamente, é crucial compreendermos e aceitarmos o ciclo da vida. Por vezes, o motivo da ansiedade é o medo da perda de algum ente querido. Mas, entender que devemos aproveitar enquanto temos vida, é essencial para termos uma jornada mais leve que foca no agora”.

Aceitar que o controle de tudo não está nas nossas mãos e confiar que, no futuro, o presente se adaptará às novas situações, é um ato de fé que devemos ter. “A preocupação excessiva, o medo e a angústia, são sentimentos ruins que surgem apenas por não sabermos acreditar. Esses podem atrapalhar relacionamentos e dificultar o convívio. Por isso, é importante deixar para amanhã o que não se pode resolver hoje”, afirma a Coach.

Para lidar com as crises, Madalena Feliciano ainda dá uma dica que pode te ajudar: “Quando estiver ansioso, anote todos os seus problemas que te preocupam. No dia seguinte, resolva-os. Você verá que a maioria tampouco é um real problema, e, para os que forem, com a cabeça mais fria e calma, a solução certamente virá”. Madalena sempre diz: “Dos 10 problemas que você acredita que tem, 09 não são problemas e 1 você irá resolver, então relaxa! “

Se sentir inútil, como se estivesse indo para um caminho desconhecido e incerto é comum na ansiedade. Por isso, é importante, não só para ser menos ansioso, como também para ter uma vida melhor em todos os aspectos, ter definido o seu propósito de vida. Todos temos um objetivo que devemos cumprir aqui na Terra e, não estar alinhado com o seu, pode te prejudicar na vida profissional e pessoal.

Para finalizar, Madalena ainda afirma que “Não só isso, para ser uma pessoa mais tranquila, ter uma alimentação mais saudável, praticar exercícios físicos todos os dias e estar sempre com uma garrafa de água às mãos, pode ser de grande ajuda no controle da ansiedade”.

 



Madalena Feliciano - Gestora de Carreira e Hipnoterapeuta

https://madalenafeliciano.com.br/

https://www.instagram.com/madalenafeliciano/

https://www.facebook.com/madalena.feliciano1

https://www.linkedin.com/in/madalenafeliciano/

madalena@ipcoaching.com.br

www.ipcoaching.com.br

www.outlierscareers.com.br

Rua Engenheiro Ranulfo Pinheiro Lima, nº 118, Ipiranga/SP.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados