Pesquisar no Blog

sábado, 17 de abril de 2021

Transplante capilar por FUE: especialista explica a técnica que tem feito a cabeça dos homens

A alopecia androgenetica, popularmente conhecida como calvície, é uma doença com predisposição genética que atinge cerca de 50% dos homens de até 50 anos no mundo todo, conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Só no Brasil, são mais de 40 milhões, segundo a Sociedade Brasileira do Cabelo (SBC).  

Apesar de não ser uma doença que impacta a saúde física do paciente, a calvície mexe diretamente com a autoestima dos homens, podendo contribuir inclusive para quadros depressivos. Mesmo com diversos tratamentos clínicos existentes para retardar a calvície, a doença não tem cura. Por isso, a busca pelo transplante capilar vem aumentando cada vez mais, já que o procedimento é o único capaz de “devolver” cabelo para a área que já perdeu folículos. 

“Entre as diversas técnicas de transplante, a FUE ( Follicular Unit Extration) é a mais procurada atualmente, por ser minimamente invasiva e não deixar cicatrizes.  O transplante capilar é capaz de proporcionar um resultado super natural, sem aquele estigma de cabelo de boneca que as técnicas mais antigas e menos delicadas proporcionam. Claro que isso também depende da habilidade técnica do Médico e da equipe”, explica a Cirurgiã Plástica especialista em transplante capilar e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e da Associação Brasileira de Cirurgia de Restauração Capilar (ABCRC), Dra. Cíntia Carvalho. 

 

Passo a passo do transplante capilar *

A cirurgia leva em média de seis a oito horas e é formada basicamente por quatro etapas:  

  • Programação cirúrgica: fase mais importante da cirurgia, em que o médico faz uma avaliação detalhada da área doadora e receptora do paciente, considerando o melhor desenho de hairline (primeira faixa de transplante, com cerca de 1 cm) para entregar harmonia e naturalidade ao rosto.
    “É importante dizer que antes da cirurgia, tem toda uma avaliação e planejamento para definirmos, em conjunto com o paciente, as áreas de prioridade a serem reconstruídas. Isso porque, quando a calvície é muito avançada, nem sempre é possível cobrir toda a área calva em apenas um procedimento cirúrgico, sendo imprescindível a consulta médica para alinhamento de expectativas”,  afirma a especialista;  
  • Extração: momento de retirada dos folículos, um a um, da área doadora. Depois de extraídos, são lavados e checados no microscópio, e separados de acordo com o número de fios e ordem de retirada. O folículo em geral contém de 1 a 4 fios, raramente possuindo 5 ou 6 fios;
  • Pré-incisão: essa é a fase em que a distribuição irregular dos folículos é definida. Densidade, ângulo e direção dos folículos são decididas pelo cirurgião, por meio de microincisões com lâminas de 0,7 a 0,8mm; 
  • Implantação: último passo, é quando os folículos são implantados nas microincisões da etapa anterior. No caso da Dra. Cíntia, ela utiliza um dispositivo chamado Implanter, semelhante a uma caneta, onde os folículos são colocados e posteriormente transferidos para o couro cabeludo, sem dano ao bulbo capilar. 


“Outra coisa importante de lembrar é que a cirurgia não leva à multiplicação de fios, e sim, à redistribuição dos mesmos - retiramos da região lateral e posterior da cabeça, ou eventualmente de barba e tórax, e os transferimos para a região de calvície. Os folículos extraídos da área doadora, portanto, não mais nascem nessa região. Essa finitude da área doadora é o principal fator pelo qual o paciente deve procurar um médico competente e experiente, que utilize punchs delicados, tenha uma taxa de perda de folículos muito baixa e não cause sequelas ao cabelo do paciente”, reforça a especialista. 


Anestesia -  teoricamente, a anestesia local já seria suficiente para bloquear a dor da cirurgia. Porém, como é um procedimento longo, algumas clínicas - como a da Dra. Cíntia - também fazem a sedação endovenosa, assim o paciente dorme o tempo todo, evitando o desconforto de ter que ficar acordado sem poder se mexer durante horas. Para isso, é fundamental uma anestesista o tempo todo no centro cirúrgico, garantindo segurança para o paciente; 


Pós-operatório -  apesar de longo, o procedimento é simples e, por isso, não necessita de repouso ou afastamento de 100% da rotina por um período prolongado. O paciente costuma ter alta no mesmo dia e depois de cerca de dois a cinco dias já pode retomar sua rotina de forma gradual. 


Valores - a variação de preço é grande, mas isso está diretamente ligado à estrutura hospitalar da cirurgia, anestesia, equipe e à experiência do Cirurgião Plástico ou Dermatologista, além do tamanho das cirurgias, que podem ser sessões menores, mega ou gigasessões.

 

* as etapas do transplante podem variar de acordo com as clínicas. Essas informações se referem ao procedimento que a Dra. Cintia realiza.

 


Dra. Cintia Carvalho - Graduada pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP) e com residência em Cirurgia Geral e Plástica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP), é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e da Associação Brasileira de Cirurgia de Restauração Capilar (ABCRC).  Especialista em transplante capilar, ela opera, exclusivamente, por meio da técnica FUE (Follicular Unit Extraction), que é um procedimento moderno, pouco invasivo e com recuperação mais rápida que as demais técnicas.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados