Pesquisar no Blog

sábado, 17 de abril de 2021

Mindfulness e emagrecimento: confira técnicas de meditação que ajudam numa alimentação balanceada

Nutricionista explica como a atenção plena pode proporcionar uma relação saudável e livre de restrições com a comida 

 

Mindfulness é o conjunto de técnicas de meditação que visam trazer foco para o momento presente, tirando a mente das preocupações com o passado ou com o futuro. Na Nutrição, o conceito tem sido amplamente difundido com o intuito de auxiliar na construção e manutenção de uma boa relação com a comida por meio da atenção plena. “Na área da nutrição, vem crescendo o conceito e a aplicação de mindful eating. A técnica pode ser bastante benéfica para pacientes com transtornos alimentares, ou para quem busca um emagrecimento saudável e sem dietas restritivas”, explica Matheus Motta, Nutricionista do programa WW Vigilantes do Peso.

 

O mindful eating [do inglês, comer consciente, uma das abordagens do mindfulness], que tem sido cada vez mais recomendado por nutricionistas, nada mais é do que concentrar toda a atenção no momento presente durante a refeição. “Essa conduta permite que as pessoas se conectem com o alimento e foquem em sentir cheiros, sabores e texturas, sem qualquer julgamento daquilo que estão comendo”, complementa Matheus. Segundo o profissional, a técnica ajuda na mudança do comportamento alimentar, trazendo percepção de saciedade e reduzindo possíveis crises de compulsão. “Por consequência, algumas pessoas acabam emagrecendo depois de aderir ao mindfulness, porque sabem a hora de parar de comer e entendem que nenhum alimento é inimigo”, complementa.

 

Mindfulness, meditação e a jornada do emagrecimento

 

Segundo alguns estudos, a meditação traz diversos benefícios para a saúde e conta com cada vez mais adeptos ao redor do mundo. Por isso, grandes empresas de saúde e bem-estar, como o WW Vigilantes do Peso, passaram a incorporar o método aos programas que estimulam rotina e vida mais saudáveis. “Entendemos que, tão importante quanto ajudar nossos Associados a perder peso, é proporcionar a eles uma jornada de emagrecimento leve e focada no bem-estar”, comenta o nutricionista. “Implementamos no nosso programa não apenas técnicas de atenção plena, como também outras formas de meditação, a fim de reforçar o nosso posicionamento contra dietas restritivas”, acrescenta.

 

Confira abaixo algumas práticas de mindfulness recomendadas pelo WW Vigilantes do Peso, e utilizadas por milhares de Associados ao programa no Brasil e no mundo:

 

1. Alimentação saudável


Comer de forma consciente é parte importante do mindfulness. Isso engloba fazer escolhas inteligentes e respeitar o momento das refeições, trazendo toda a atenção para o momento. Uma boa forma de treinar o foco é se conectar com a comida, sentindo o cheiro, o sabor e a textura de cada alimento que está no prato.


 

2. Atividade física


O corpo precisa de atenção tanto quanto a mente. Praticar esportes ajuda também a concentração e a atenção plena. E vale qualquer modalidade: Ioga, artes marciais, corrida, musculação, dança. Dentro do Aplicativo do WW Vigilantes do Peso é possível integrar-se a aplicativos de parceiros e dispositivos fitness. Um bom exemplo é o FitOn, que disponibiliza diversas opções de exercícios em vídeo, dentro da plataforma WW, para ajudar a manter o corpo em movimento.

 

3. Conexão com a natureza


Passar um tempo ao ar livre, desligando-se das preocupações ao redor, é um bom exercício de mindfulness. Qualquer contato com a natureza ajuda a driblar a agitação mental, causando relaxamento. E não é preciso ir tão longe para alcançar isso. Uma ida ao parque ou, em tempos de pandemia, praticar jardinagem em casa, já é suficiente para colher os benefícios dessa proximidade com a natureza.

 

4. Descanso


Mesmo com uma rotina agitada, descansar é essencial. É importante exercitar a compaixão consigo mesmo e reservar não só o tempo necessário para dormir durante a noite, mas também alguns minutos para relaxar ao longo do dia. Uma dica para colocar isso em prática é aproveitar os intervalos entre compromissos para escutar uma música ou ler um pouco, por exemplo.

 

5. Saúde mental


Não lutar contra suas emoções e aprender a aceitá-las é fundamental. Ninguém deve se obrigar a estar bem 100% do tempo e é importante trabalhar a positividade. Dica de ouro: observar com a mente aberta o que está acontecendo, permitir-se viver aquilo enquanto precisa e seguir em frente. É importante também praticar a aceitação em relação a si mesmo. Afinal, todos têm altos e baixos.

 


WW Vigilantes do Peso

vigilantesdopeso.com.br

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados