Pesquisar no Blog

sábado, 17 de abril de 2021

Especialistas alertam sobre sinais de crise de ansiedade nas crianças

Sinais se apresentam fisicamente como dor de cabeça, dor de barriga, choro, falta de apetite ou insônia


A crise de ansiedade em crianças tem sinais diferentes dos episódios que acometem os adultos. Nelas, os sintomas são somáticos, isto é, se apresentam fisicamente. Alguns indícios são: dor de cabeça, dor de barriga, episódios de choro intenso e mudanças nos hábitos de comer e dormir. Já nos mais velhos, a preocupação em excesso com o futuro pode ser bastante frequente acompanhado de sinais como a síndrome das pernas inquietas. De acordo com especialistas do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), as mudanças na rotina causadas pela pandemia da Covid-19 colaboraram para a incidência desses episódios.

 Freepik

Segundo a psiquiatra infantil do HSPE Mariana Milan, quando crianças começam a sofrer de crises de ansiedade, algumas técnicas simples podem ser utilizadas para melhorar a inquietação. "Exercícios de respiração ajudam no processo de acalmar a criança. Dizer a ela que a compreende e demonstrar que está segura pode amenizar os episódios de angústia", aconselha Dra. Mariana. De acordo com a psiquiatra, em alguns casos os episódios de crise de choro podem durar de 10 a 30 minutos.

A especialista reitera que a volta ao ensino a distância em consequência do agravamento da crise sanitária pode influenciar também em novas crises. "Elas [as crianças] estão longe de suas escolas e amigos, o que impacta no emocional. Faz falta para o desenvolvimento psicossocial da criança esse contato entre os coleguinhas", adiciona a psiquiatra.

Episódios de ansiedade recorrentes devem ser acompanhados e tratados por profissionais da saúde mental como psicólogos ou psiquiatras. A negligência dessas crises pode ter consequências futuras na saúde psicológica e na qualidade de vida da criança, que levam ao desenvolvimento de distúrbios de humor e comportamento.

 



Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual de São Paulo - Iamspe


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados