Pesquisar no Blog

domingo, 7 de março de 2021

Plantas e óleos essenciais ajudam a melhorar a qualidade do ar do ambiente

 

Divulgação

É provável que, mesmo dentro de casa, o ar que você respira esteja repleto de microrganismos e compostos químicos que fazem mal para a saúde

 

 Respirar bem se tornou uma preocupação dos novos tempos, principalmente para quem vive em grandes centros urbanos. Nem sempre é possível se deslocar para uma área verde ou evitar a poluição das ruas, por isso é importante manter a qualidade do ar onde podemos controlar:  dentro de casa.  

Muitas vezes, acabamos não dando a devida atenção à função mais básica do nosso organismo. Respirar é algo tão mecânico, simples e automático que acabamos não notando a qualidade do ar que levamos para os nossos pulmões. Segundo a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA), o oxigênio que respiramos em casa pode ser até cinco vezes mais poluído do que o que respiramos na rua. De acordo com os pesquisadores, dentro de casa, também estamos expostos a diversos compostos nocivos como mofos, pelos de animais e a sujeira que trazemos da rua para casa em sapatos, bolsas e roupas.

 

Muitas doenças podem ser transmitidas pela respiração. Além de infecções respiratórias, a congestão nasal e o ressecamento ocular são outros problemas que podem ser causados por um ambiente poluído. Abrir bem as janelas para ventilar os cômodos e cultivar espécies específicas de plantas pode melhorar esse cenário. Separamos outras dicas que também podem auxiliar no aumento da qualidade do ar dentro da sua casa.

 

Uma boa faxina

 

O primeiro passo é manter a casa sempre limpa e organizada. Vírus e bactérias se conectam com as partículas de poeira, por isso é importante evitar o acúmulo de pó em tapetes, cortinas, almofadas e carpetes, que precisam ser aspirados com frequência e bem higienizados. Não se esqueça de tirar o pó das prateleiras e higienizar também o teclado do seu notebook.  

 

Higienizar os aparelhos domésticos

 

Além de amenizar a temperatura, o ar-condicionado pode melhorar a qualidade do ar. Isso acontece graças ao avanço tecnológico, que permite que os aparelhos mais modernos filtrem as “partículas de impureza”, contribuindo para a limpeza do ar no ambiente. Para que o aparelho consiga cumprir esta função, é importante manter ele limpo e com a manutenção sempre atualizada. 

 

Cultive plantas

 

Algumas espécies de plantas podem absorver substâncias nocivas para a nossa saúde, como tricloroetileno (encontrada em produtos de limpeza pesada) e formaldeído (usada em alguns vernizes e encontrada também no cigarro). Também podem retirar do ar monóxido de carbono e aumentar a umidade do ambiente, atuando como um umidificador natural. Algumas dessas plantas são gérbera, antúrio, palmeira-ráfia, samambaia, lírio-da-paz, espada-de-são-jorge e clorofito. Contudo, se você possui um animal de estimação, como gato ou cachorro, é importante pesquisar se a planta pode causar algum problema, caso seja ingerida pelo seu bichinho. 

 

Lembre-se do seu olfato

 

O olfato é um sentido que tem ligação direta com nosso emocional e bem-estar. Os perfumes deixam o ambiente mais agradável e podem até despertar uma memória afetiva. Um ambiente com odores ruins, por outro lado, nos desperta sensações desagradáveis. 


Óleos essenciais podem ser uma boa opção para melhorar o seu ambiente. Com composições químicas complexas, eles geram diferentes efeitos no nosso organismo. Os cítricos são os mais indicados para purificar o cheiro, além de dar ânimo. O gengibre é bom para estimular a memória, e a lavanda tem uma ótima ação calmante. A essência de eucalipto purifica o ar contra fungos e também atua como repelente de insetos. 

 

Existem muitos óleos essenciais com diferentes propriedades, e eles podem ser encontrados em aromatizadores, velas e até usados em difusores. Não existem restrições de uso ou contraindicações, mas é importante não sobrecarregar o olfato usando as essências por muitas horas. É importante fazer intervalos, para respirar ar puro e manter as sensações equilibradas. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados