Pesquisar no Blog

quinta-feira, 4 de março de 2021

A obesidade pode ser, de fato, uma vilã para a coluna?

No dia Mundial da Obesidade, o neurocirurgião Dr. Marcelo Valadares apresenta uma reflexão sobre o impacto da doença na coluna


Na medicina, há debates intensos sobre os impactos causados pela obesidade no corpo humano. Você com certeza já ouviu falar sobre as relações entre ela e o desenvolvimento da diabetes tipo 2, aumento de triglicérides, do colesterol, da pressão alta e o surgimento de doenças cardiovasculares. A obesidade grave, por exemplo, também é facilmente associada às complicações articulares em pés, joelhos e quadril, regiões que sustentam o peso de nosso corpo. Entretanto, pouco se fala, atualmente, sobre os possíveis danos para a coluna vertebral.

No dia 4 de março, data que visa conscientizar a população sobre um dos mais preocupantes problemas de saúde do século XXI, Dr. Marcelo Valadares, médico neurocirurgião da Disciplina de Neurocirurgia da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp e do Hospital Albert Einstein, alerta: "Estudos das últimas décadas, realizados principalmente em países com altos índices de obesidade, como é o caso dos Estados Unidos, mostraram que o excesso de peso pode afetar diretamente o alinhamento da coluna".

"O abdômen volumoso, em especial, desloca o eixo do corpo para frente. Nossa coluna é desenhada com curvaturas que permitem a distribuição equilibrada da massa corporal em relação ao esqueleto e à gravidade. Em uma pessoa muito obesa, esse equilíbrio se perde, e os mecanismos compensatórios - que mantêm uma pessoa de pé - vêm do trabalho dos músculos que vão tracionar (e isso é inconsciente e/ou automático) a coluna para tentar mantê-la na posição correta, causando maior fadiga muscular. A fadiga muscular leva à dor", afirma Valadares.

O neurocirurgião explica que os discos intervertebrais - pequenos "colchões" entre as vértebras - sofrem com pressão enquanto a pessoa está de pé, principalmente, e se desgastam. "A medida em que se desgasta, um disco pode se romper e levar à formação de hérnias, famosas causadoras de ciáticas com quadros dolorosos intensos, e que podem levar, até mesmo, à necessidade de uma cirurgia", complementa o especialista.

O médico lembra que, se tratadas, as doenças da coluna terão efeito muito importante na qualidade de vida. "Existe um movimento de aceitação do corpo que muitas vezes se confunde com aceitação da obesidade como normal. Talvez esse seja um campo a ser explorado entre o que é normal e o que é saudável, o que é pressão estética e o que é importante para sua saúde", finaliza.



E quanto ao sobrepeso?

O sobrepeso também pode ter ligação com a dor lombar. Porém, segundo o Dr. Marcelo Valadares, de uma forma menos pronunciada. "Certamente não existem tantas alterações físicas, em especial do alinhamento corporal, nem as complicações causadas por outras doenças clínicas. A correlação com a falta de preparo físico, que é mais comum neste grupo, está ligada à dor lombar do que o próprio peso", diz.



Tratamentos

O tratamento indicado para pessoas obesas com lesões de coluna é muito parecido com o de pessoas não obesas. O importante é saber se existem outras doenças associadas ou limitações clínicas, segundo o Dr. Valadares, que demandem cuidados extras no processo de reabilitação. "Talvez o paciente tenha dificuldade e o processo de recuperação leve mais tempo que o normal. Se o paciente precisar de cirurgia, existe um risco maior", pontua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados