Pesquisar no Blog

segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

Volta às aulas: dicas para economizar no material escolar

Consultor financeiro ensina como se planejar para que a volta às aulas não pese no bolso


Todo início de ano é marcado pela preocupação com uma série de contas para pagar, como IPTU, IPVA e taxas de associações de classes. Além disso, o início das aulas acaba exigindo a atenção dos pais e responsáveis para a compra de material escolar, que geralmente inclui uma extensa lista de itens.

Pensando nisso, o Coach e Consultor Financeiro Claudio Munhoz, que atende pelo GetNinjas, maior aplicativo de contratação de serviços da América Latina, separou algumas dicas para economizar neste quesito. Confira a seguir: 



1° Avalie bem a lista de material escolar

Nem tudo o que é solicitado pela escola deve ser levado em consideração. De modo geral, as escolas incluem materiais muito específicos, quantidades excessivas de alguns itens e, em alguns casos, indicam até a marca do material que deve ser comprada. Nestas situações, vale analisar a real necessidade de cada item solicitado e evitar comprar em excesso. 



2° Veja o que pode ser reaproveitado

Crianças, em geral, gostam da ideia de ter objetos novinhos para usar no novo ciclo letivo. Mas o reaproveitamento de parte do material escolar do ano anterior pode significar um alívio para o bolso dos pais. Por isso, antes de ir para as lojas fazer as compras, avalie quais itens podem ser reutilizados. Desta forma, você economiza e pode destinar o dinheiro poupado para outros fins. 



3° Faça de tudo para comprar à vista com desconto

Esta é uma regra geral para qualquer compra, mas vale também para a de material escolar. Procure sempre pagar à vista com desconto. Qualquer forma de parcelamento ou financiamento incorre em juros. Por mais que o lojista afirme que faz o parcelamento no cartão sem juros, geralmente isso não reflete a realidade, pois se você pedir desconto para pagamento à vista normalmente é concedido. Ou seja, é sempre melhor pedir desconto e pagar à vista. 



4° Vá às compras sem os filhos e tenha uma lista clara e objetiva

Depois de definir quais itens irá comprar e a quantidade necessária, prefira ir às compras sem os filhos e leve em consideração as medidas de segurança e proteção por conta da pandemia. Além disso, na loja, geralmente os pais acabam cedendo ao pedido dos filhos para comprar itens mais caros ou que não fazem parte da lista. Leve apenas uma lista clara e objetiva dos itens que você precisa adquirir. Acredite, essas medidas simples vão impactar positivamente na economia das compras de material escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados