Pesquisar no Blog

segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

Truques de decoração ampliam espaço e conforto em ambientes compactos

 Beleza, sofisticação e aconchego casam muito bem com ambientes menores. Para isso é necessário planejamento dos espaços e fazer escolhas certas de objetos de decoração e móveis. Acompanhe 10 dicas que traduzem as principais tendências 


Até pouco tempo morar em um espaço menor era sinal de aperto e desconforto. Mas, isso não é mais um problema. O planejamento do espaço, a escolha certa dos móveis e aquela ajudinha de um profissional em arquitetura são o caminho para a realização do sonho da moradia perfeita, mesmo em apartamentos compactos, que se tornaram a vedete do mercado imobiliário por estar alinhados ao conceito de vida mais dinâmico da população.  

A tendência do mercado é fazer com que seja aproveitado todo espaço disponível de forma eficiente, mas sem deixar de lado a beleza e a sofisticação. Para isso é importante que o layout do ambiente interno consiga corresponder a máxima utilização do espaço, mas também consiga atender as preferências do consumidor, que está cada vez mais exigente. O planejamento dos espaços é orientado por três conceitos: integração, amplitude e flexibilização.

 

Para responder a essa demanda, a engenharia trouxe um novo conceito para os projetos que começaram a ser lançados nos últimos anos em Goiânia. O vão livre permite maior flexibilização do espaço já que pilares e colunas são deslocados para as extremidades das construções. “Com o ganho espacial, hoje, podemos ousar na criatividade e fazer com que os moradores sintam-se tão confortáveis, que até se esquecem que ali é um espaço menor do que os tradicionais apartamentos que eram vendidos na década passada”, explica Caroline do Valle, arquiteta na Victor Tomé Arquitetura, empresa que assina o projeto apartamento decorado do Hub Compact Life da City Soluções Urbanas. 

 

Convidamos a arquiteta Caroline do Valle para nos dar algumas dicas, que são as principais tendências em planejamento para ambientes compactos. As 10 dicas vão conquistar a todos e fazer com que as pessoas passem mais tempo em casa. Essas dicas são algumas das ideias pensadas pela arquiteta para o projeto do Hub Compact Life. Inclusive, elas podem ser conferidas no decorado que fica na Central City, localizado na Alameda Ricardo Paranhos, no setor Marista. 

 

#DICA 01 - Paredes em acartonado

Estrutura realizada em acartonado 
Luana Castro


O uso de acartonado é uma boa ideia para permitir maior flexibilização dos projetos dos ambientes internos. Com esse tipo de material o layout do apartamento pode ser mudado de acordo com as necessidades de cada morador. Essa característica é legal porque os moradores podem personalizar cada ambiente, sem que a acústica seja um problema. 

 

#DICA 02 - Divisórias de ambientes em vidro

Divisória de Ambientes em vidro 
Luana Castro

Ainda pensando na divisão de ambiente em um mesmo espaço ou na integração deles, o uso de divisórias em vidro está em alta. Esse tipo de estrutura permite ao morador adequar o espaço à demanda de cada momento. Com o vidro, é possível, por exemplo, garantir a privacidade do espaço do quarto sem que isso dê a sensação de estreitamento. 

 

#DICA 03 - Área de serviço camuflada

Área de serviço camuflada 
Luana Castro

Um espaço de quase unânime rejeição nos apartamentos são as áreas de serviços. Para isso, a solução encontrada foi construir um espaço camuflado. Quando o local não está sendo usado, ele simplesmente pode desaparecer e ninguém vai perceber a existência dele no apartamento. Integrada à decoração, a área de serviços passa a ser apenas um armário ou um espelho na parede.

 

#DICA 04 - Eletrodomésticos embutidos

Eletrodomésticos embutidos 
Wéber Félix

Em um espaço compacto, eletrodomésticos tradicionais podem dar a sensação de sobreposição ou empilhamento sob os móveis. Para solucionar esse problema, as principais marcas passaram a fabricar itens que podem desaparecer em meio aos móveis e à decoração da casa. Essa dica é infalível para o ganho de espaço. Na cozinha, coifa, fogão, forno, microondas e lava-louças desaparecem nos móveis planejados. 

 

#DICA 05 - Móveis e acabamentos minimalistas

Móveis e acabamentos minimalistas 
Luana Castro


Quem nunca ouviu a máxima do menos é mais. Isso vale também para o projeto arquitetônico dos móveis planejados. O planejamento dos móveis não é algo novo. Mas, o uso do conceito do simples, sim. A tendência é que os móveis integrem ainda mais a decoração e, muitas vezes, passem despercebidos aos olhos das pessoas. Um exemplo é a não utilização de puxadores. Nas cozinhas, eles desaparecem das portas, gavetas e basculantes.  Mas, ainda podem existir, como nas gavetas dos Closet, mas a preferência é para modelos retilíneos, que são colocados nas extremidades de cada gaveta.

 

#DICA 06 - Design circulares

Design circulares 
Wéber Félix


Os móveis não são usados apenas pela funcionalidade própria dele. No planejamento, além de integrarem a decoração, eles podem trazer ao ambiente uma sensação de aconchego. Mobiliário orgânico é um dos fatores que mais chamam a atenção, atualmente. A preferência por formatos mais curvos ou arredondados ajuda na construção de maior fluxo e circularidade das pessoas nesses ambientes. Os cantos das mesas desaparecem, o que permite integração e a sensação de circularidade. Tapetes, assentos de cadeiras e até o sofá também integram essa ideia.

 

#DICA 07 - Itens para uso em mais de um ambiente

Itens para uso em mais de um ambiente 
Luana Castro

Quando se pensa em espaços compactos, não se imagina preencher a residência com muitos artigos e objetos. Por que não usar, então, o mesmo objeto para compor mais de um ambiente?! Por exemplo, uma TV giratória pode atender o morador em um espaço social, seja na sala e varanda ou também pode ser direcionada para o quarto ou sala de jantar para o uso individual.  

 

#DICA 08 - Nichos embutidos

Nichos embutidos 
Lucas Amaral

Prateleiras abertas foram utilizadas por muito tempo para a acomodação de objetos, seja nos quartos, escritórios, banheiros e até na cozinha. Contudo, esse design que avança para o ambiente pode trazer o desconforto, ainda mais em lugares compactos. A dica é o uso de nichos embutidos que vão dar a sensação de mais aconchego. Além de ser esteticamente mais bonito, os nichos são peças que melhor exploram o uso do espaço.

 

#DICA 09 - Canto Alemão

Paredes em tons pastéis e o uso de tons amadeirados 
Luana Castro

Quando chegamos no bar para aquele happy hour, quem nunca já procurou, de imediato, uma mesa chamada canto alemão. São mesas que dispensam as tradicionais cadeiras e utilizam sofás no lugar delas. Além de ser mais confortável, o canto alemão ajuda no aproveitamento de espaço, isso porque ele acomoda mais pessoas e não toma tanto espaço quanto uma cadeira. 

 

#DICA 10 - Paredes em tons pastéis e o uso de tons amadeirados

Canto Alemão 
Luana Castro


A escolha das cores que vão ser utilizadas em um ambiente vai depender do tipo de cena que se pretende criar. A dica para dar mais amplitude aos ambientes compactos é o uso de tons pastéis. Essa dica já é bem conhecida. Mas, quanto elas se juntam a tons amadeirados, elas revelam um lugar com mais conforto e aconchego. A ideia é mesclar tons claros com superfícies de madeira nas paredes.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados