Pesquisar no Blog

quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

Médico indica hábitos saudáveis simples para adotar em 2021

O início de um novo ano é sempre um bom período para recomeços - e para a adoção de novos hábitos. De acordo com um estudo da Universidade de Estocolmo, na Suécia, as resoluções de ano-novo mais populares são aquelas relacionadas à saúde física, perda de peso e hábitos alimentares.

Para ajudar as pessoas que pretendem cuidar mais da saúde em 2021, a healthtech Sami listou cinco objetivos simples que podem trazer grandes benefícios. "É importante lembrar que saúde é mais do que a ausência de doenças: significa estar bem para encarar os desafios da vida. E isso envolve o bem-estar físico, mental e emocional, por exemplo", afirma Dr. Vitor Asseituno, médico fundador e presidente da startup.

Veja a seguir suas sugestões:

• Passar mais tempo em contato com a natureza

Muitos estudos têm comprovado que o contato com a natureza é muito positivo para o ser humano, ajudando na redução do estresse e até mesmo na tomada de decisões menos impulsivas . "Trocar a bicicleta ergométrica na academia por uma pedalada no parque pode ser uma boa forma de fazer isso, por exemplo", explica Vitor. Para quem não tiver muito tempo, simplesmente parar para apreciar um vaso de plantas por alguns minutos já pode fazer a diferença, de acordo com um estudo publicado no Journal of Positive Psychology em 2016.

• Priorizar uma boa noite de sono

"Dormir bem é fundamental para a saúde e sua privação pode aumentar o risco de problemas sérios como doenças cardiovasculares , diabetes tipo 2 e depressão ", afirma Vitor. "Uma boa forma de proteger a qualidade do sono é criando o hábito de trocar o celular por um livro antes de dormir: tentar adormecer olhando para uma tela afeta diretamente os níveis do hormônio melatonina, responsável pela indução à sonolência".

• Movimentar-se mais

Estudos têm revelado vez após vez que ter um estilo de vida sedentário aumenta o risco de mortalidade prematura associada a diversos tipos de doenças. "Com tantas empresas adotando o home office, é ainda mais urgente incluir alguma atividade física na rotina, já que não estamos nem mesmo fazendo possíveis caminhadas até o metrô ou o estacionamento", explica Vitor. "Se a pessoa passa longos períodos sentada, vale pelo menos programar no celular pausas de 5 minutos a cada hora para levantar e caminhar um pouco pela casa", completa.

• Entender o que significa comer bem

"Muitas pessoas ainda associam a boa alimentação a dietas restritivas, e esse é um grande erro. Comer bem significa, basicamente, ter uma alimentação variada e rica em nutrientes de que seu corpo precisa. Uma maneira simples de fazer isso é ingerindo mais alimentos integrais, como vegetais, frutas, legumes, nozes, sementes e grãos inteiros, e diminuindo o consumo de produtos com elevado teor de açúcar ou sódio", explica Vitor.

Bônus: como manter os novos hábitos

Apesar da animação inicial, apenas uma parcela das pessoas continuam cumprindo suas promessas de ano-novo no longo prazo. O segredo pode estar na forma como esses objetivos estão sendo definidos. "Estudos mostram que somos mais propensos a nos manter firmes em resoluções que envolvam criar novos hábitos em vez de simplesmente abandonar os antigos", explica Vitor.

Além disso, o médico indica usar a metodologia SMART para ajudar a construir esses novos hábitos. Criada em 1981, a metodologia se baseia em critérios específicos para definir objetivos. "O acrônimo SMART se refere às palavras em inglês que caracterizam como os objetivos precisam ser: específicos, mensuráveis, alcançáveis, realistas e tangíveis. Assim, em vez de prometer que irá se exercitar mais, o que é algo muito aberto, a pessoa pode definir que irá praticar ioga duas vezes por semana", exemplifica.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados