Pesquisar no Blog

terça-feira, 26 de janeiro de 2021

Luzes vermelha, infravermelha, azul, âmbar e violeta: conheça os benefícios de cada uma e como agem no organismo


 

São utilizadas luzes de coloração diferentes nos tratamentos de fototerapia 
Divulgação

Fototerapia pode ser utilizada para tratamentos clínicos e estéticos - acnes, manchas, lesões e dores estão entre as principais patologias que podem ser tratadas com LED e laser

 

A fototerapia é um tratamento indolor e multifuncional. Com aplicação fácil, as luzes de LED e laser de baixa potência são recursos terapêuticos muito eficazes em diversas patologias, e podem garantir benefícios variados para os pacientes. Entre eles estão, a recuperação rápida de lesões, fraturas e feridas, alívio de dores crônicas e agudas, alívio de dores causadas por doenças reumáticas, além de melhora na rigidez das articulações e efeito anti-inflamatório.

Para que os tratamentos tenham efetividade e atinjam a região certa do corpo do paciente, são utilizadas luzes de coloração diferentes, como explica o gerente de pesquisa, desenvolvimento e inovação da Ecco Fibras, Lucas Sousa. “Podemos citar os diferentes comprimentos de onda que as luzes possuem, isso afeta a coloração que a luz terapêutica terá e qual a será a profundidade de ação, sendo que quanto menor o comprimento de onda mais superficial será o potencial de ação”, comenta Sousa.

É possível distinguir as luzes de efeito mais superficial e as de efeito mais profundo para, que assim, seja possível atingir com facilidade o tecido alvo do tratamento. “Após a luz ser absorvida pelo tecido do paciente, é o comprimento de onda que fará com que a ação seja em uma profundidade específica, isso é o que determina qual patologia será tratada.”, esclarece Lucas Sousa.

Além disso, cada comprimento de onda tem afinidade a cromóforos específicos no corpo, que seriam os alvos da luz. Cada cromóforo quando excitado irá liberar uma cascata fisiológica diferente. “Os efeitos fisiológicos e clínicos que cada uma das luzes podem desempenhar são diversos, elas podem ser aplicadas em mais de 10 áreas da saúde.”, avalia o gerente de pesquisa da Ecco Fibras, Lucas Sousa.

Saiba quais são principais efeitos e aplicação de cada uma dessas luzes:


Diferentes comprimentos de onda afetam a coloração que a luz terapêutica tem 
Divulgação

Violeta: É a luz mais superficial, ela aumenta a energia intracelular, otimizando o funcionamento das células envolvidas no processo de cura e funcionamento do organismo. “Essa luz é capaz de promover o aumento da oxigenação local e varredura de gases tóxicos. Ela ainda tem o efeito bactericida e clareador, por isso pode ser utilizada para casos de manchas, limpeza de pele, acnes e infecções.”, como explica Sousa.


Azul: Possui ação bactericida e fungicida. É uma importante aliada no combate à bactéria da acne, dermatites e infecções. Essa luz também favorece o controle da oleosidade, age aumentando a hidratação tecidual e iluminação facial. Seus usos mais comuns são no tratamento de dermatites, feridas e lesões infectadas, acne, manchas, limpeza de pele e até mesmo em pós operatórios.


Âmbar: Estimula a síntese e remodelamento de colágeno, auxilia na produção de elastina e fatores de crescimento. “Essa luz é capaz de provocar uma melhora na firmeza da pele, por isso pode ser utilizado em protocolos para casos de flacidez, estrias, marcas de expressão e rejuvenescimento, ela apresenta ação de lifting.”, revela o responsável por inovação na Ecco Fibras, Lucas Sousa.


Vermelho: Atua na microcirculação e angiogênese. Essa luz tem o poder de combater os radicais livres, por isso tem ação antioxidante. Além disso, ela tem efeito anti-inflamatório, ativa os biomoduladores celulares e provoca a Laserlipólise, ou seja, a quebra da molécula de gordura. Ela é utilizada para cicatrização de feridas, pós operatórios, tendinites, redução de medidas de gordura localizada, laser acupuntura e terapia ILIB.


Infravermelhos: É o laser de ação mais profunda, esse é um potente analgésico, que promove uma melhor absorção de cosméticos e fármacos. Também estimula o sistema imunológico, tem ação no sistema linfático e ainda promove a bioestimulação de tecidos profundos como ossos, cartilagens e tecido nervoso. Além disso, ela possui também ação anti-inflamatória e pode ser utilizado no tratamento de dores em geral além de ser utilizada em laser acupuntura.

“Alguns tratamentos, como dores agudas e lesões superficiais, apresentam resultados com poucas sessões, em média de 1 a 3. Já para procedimentos estéticos e de reabilitação o pacote de 10 sessões com atendimento de 2 vezes na semana pode ser suficiente.”, comenta Lucas Sousa. Contudo é importante pontuar que ao final do pacote o paciente deve realizar uma nova avaliação para determinar alta ou necessidade de aplicações complementares.

 


Ecco Fibras


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados