Pesquisar no Blog

quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

Janeiro branco: Como jogos onlines podem ajudar a combater a depressão e ansiedade

Jogos onlines podem ajudar a combater a depressão e ansiedade. BarcelloS "PaiZão" Mesquita é um exemplo de quem superou a doença com a ajuda dos jogos onlines

 

Neste mês da campanha Janeiro Branco, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) chama a atenção para a importância dos cuidados com a saúde mental, que vem sendo afetada em todo o mundo pela pandemia do novo coronavírus. Casos de ansiedade e estresse mais que dobraram durante o período de pandemia da doença derivada do novo coronavírus (SARS-CoV-2) , ao passo que diagnósticos ou agravantes em quadros de depressão subiram 90%. Mas, a tecnologia pode, sim, ajudar a aliviar todos esses distúrbios de uma forma mais direta e interativa: com videogames.

BarcelloS, mais conhecido como PaiZão, é um exemplo disso. Ele sempre gostou muito de games, mas nunca imaginou que poderia vir a se tornar a sua grande paixão e, claro, o seu trabalho. Mais, ainda, foram os games que ajudaram BarcelloS a combater a ansiedade e depressão. Em um momento desafiador de sua carreira, quando ainda trabalhava com programação, o gamer procurou ajuda de especialistas para lidar com a ansiedade e depressão. Ao começar a assistir lives da plataforma Twitch, começou a controlar a respiração e ansiedade. "Foi quando eu decidi juntar as qualidades dos streamers que eu via com lives voltadas para família, onde os filhos poderiam assistir junto com os pais. O resultado é que consegui, dia após dia, com os jogos e lives, superar a ansiedade", afirma BarcelloS.

Os jogos onlines e as lives possibilitam não só a ideia de passar o tempo, mas o contato com amigos e familiares. Além disso, pode trazer integração, a sensação de pertencimento e a manutenção de momentos de diversão que se tornaram inviáveis no contexto de distanciamento social.

Mesmo com todo o tempo preenchido entre a família e as atividades empresariais, Barcellos procura desenvolver os atletas em suas lives e, também, é ativo em ações de caridade. "Caridade é algo que plantamos e colhemos".


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados