Pesquisar no Blog

sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

Especialista aponta quais enfermidades podem acontecer em uma gravidez, bem como quais mulheres estão mais propensas a passar por complicações inesperadas

 

Dedicar-se à saúde da futura mamãe em todas as etapas da gravidez e durante o parto é um cuidado que representa uma forma de investimento no futuro. Isto é, uma maneira de preservar a nova vida em formação, que chegará ao mundo com a ajuda da melhor assistência possível.

Nesse período da vida de uma mulher, é preciso ter atenção redobrada aos pequenos detalhes. Afinal, a gestação representa um momento delicado e até mesmo frágil, que traz consigo alterações e impactos no organismo da gestante, que devem ser avaliados e tratados por meio de acompanhamento médico e exames de pré-natal.

Assim, é importante compreender quais enfermidades podem acontecer em uma gravidez, bem como quais mulheres estão mais propensas a passar por complicações inesperadas.


Conheça as principais patologias que podem acometer as grávidas

Falar sobre distúrbios e doenças “característicos” da gestação é algo complexo, pois as possibilidades são diversas e variáveis, de forma que é difícil se limitar a simplificações. No entanto, elaboramos uma lista das complicações mais frequentes.


  • Pré-eclâmpsia (pressão alta na gravidez)

Esse quadro representa um dos riscos mais graves para a saúde da mulher grávida, uma vez que, na falta de diagnóstico e tratamento rápidos e precisos, pode evoluir para a eclâmpsia, uma condição de alto risco capaz de causar convulsões e hemorragia cerebral, colocando em risco a vida da paciente.

A pré-eclâmpsia acontece diante da coexistência de sintomas como hipertensão, inchaço e proteinúria, isto é, quando há a presença de proteínas na urina. Também pode causar dor abdominal, visão turva, tontura, dores de cabeça e até mesmo convulsões. A única forma de cura é a realização do parto em si. “Mas até esse momento, é importante o manejo adequado da gestação, que deve ser conduzida com consultas regulares e bom controle da pressão, “as gestantes devem ser acompanhadas por meio de consultas regulares, com controle da pressão e análise periódica do bem-estar fetal”, explica o obstetra da Maternidade Brasília Noboru Sato.  


  • Diabetes gestacional

Milhares de mulheres sofrem com a diabetes gestacional, desencadeada por níveis de açúcar elevados no sangue durante a gravidez. Geralmente, esse quadro acontece em decorrência dos hormônios liberados nesse período, que podem neutralizar a produção de insulina em pessoas predispostas, o que pode ser acentuado por fatores como excesso de peso ou dieta inadequada. O tratamento inclui o controle glicêmico, por meio de uma alimentação saudável e exercícios físicos, podendo ainda haver auxílio medicamentoso ou o uso de insulina caso os valores de açúcar no sangue continuem altos.

A diabetes gestacional promove um crescimento acelerado do feto, que pode ficar com o peso muito acima do percentil normal, o que dificulta o trabalho de parto. A sua ocorrência também aumenta o risco de morte súbita do bebê dentro do útero, especialmente no fim da gravidez. Por causa desse risco, é essencial a realização de exames periódicos de monitorização do bem-estar do bebê, especialmente no final da gestação.

“Depois do parto, esse recém-nascido deverá ser monitorizado, especialmente em relação à hipoglicemia, já que a diabetes gestacional aumenta o risco de ocorrência em neonatos”, pontua o médico.


  • Anemia

Durante a gestação, a mulher precisa de mais ácido fólico e ferro do que o normal, para aumentar a quantidade de sangue no corpo e para seu filho, que está em desenvolvimento. Com isso, pode ser que o número de glóbulos vermelhos fique abaixo do esperado, de forma que o sangue não consegue transportar tanto oxigênio quanto deveria. A anemia na gravidez pode apresentar alguns sinais vagos inicialmente, como fadiga, fraqueza, tontura, falta de ar a esforços, dor de cabeça e palidez. Em casos mais graves, o pulso pode ser rápido e fraco, com chances de desmaios e pressão arterial muito baixa. A anemia faz com que os riscos de parto prematuro e de hemorragia durante o trabalho de parto sejam maiores. Por isso é importante que o quadro seja tratado, se possível, antes do parto.  


  • Infecções

Diversos tipos de infecção podem acometer uma gestante, causando desdobramentos potencialmente perigosos para a gravidez e para o embrião. Isso porque algumas doenças podem ser transmitidas para o feto antes ou durante o nascimento, o que pode impactar negativamente o seu desenvolvimento, causando defeitos congênitos, aborto espontâneo ou um parto prematuro.

Os exemplos mais importantes são infecção urinária na gravidez, toxoplasmose, infecção por citomegalovírus, rubéola, hepatite, infecções do trato urinário e as ISTs, como clamídia, gonorreia, HIV, HTLV, sífilis e herpes genital. Para determinar o tratamento adequado e pesar os riscos do uso do medicamento contra os da infecção, é preciso consultar um médico especialista.

É importante ressaltar que muitas dessas patologias podem ser evitadas ou tratadas com cuidados adequados de acompanhamento pré-gravidez, pré-natal e pós-parto.


Que condições preexistentes podem impactar diretamente a gestação?

Dois grandes exemplos de distúrbios preexistentes que aumentam o risco de problemas durante a gravidez são a diabetes e a hipertensão. Mulheres que apresentam tais comorbidades e mesmo assim desejam engravidar devem, primeiro, conversar com um especialista em obstetrícia, para tentar entrar na melhor condição física possível antes da gestação em si e, claro, evitar desdobramentos indesejáveis.

Durante a gravidez dessas pacientes, é preciso que haja um monitoramento detalhado por parte da equipe multidisciplinar responsável, uma vez que elas podem precisar de cuidados especiais e até emergenciais.

Outras condições preexistentes que podem impactar de forma negativa a gestação são: insuficiência cardíaca; tendência a doenças e a infecções renais; obesidade; anormalidades no trato genital; presença de doenças sexualmente transmissíveis; asma; doenças autoimunes; distúrbios de coagulação; alterações na tireoide e idade materna avançada.

“Nesses casos, é importante realizar uma investigação adequada para a presença dessas patologias e acompanhar e tratar essas condições antes, durante e até mesmo após o parto”, conclui o especialista.

 


 Maternidade Brasília


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados