Pesquisar no Blog

sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

Entenda por que a reposição de colágeno é importante para sua saúde

Divulgação
 Aprenda quando e como começar a repor essa proteína fundamental da pele


O colágeno é uma das proteínas mais importantes do nosso organismo, pois é o responsável por proteger e dar sustentação para nossa pele, ossos, cartilagens e tendões. A princípio, todos nós temos colágeno em abundância, pois ele representa cerca de 25% de toda a proteína corporal, mas, conforme os anos vão passando e vamos ficando mais velhos, é natural que essa quantidade diminua gradativamente.

Isso começa mais cedo do que se imagina: a partir dos 30 anos de idade já começamos a perder de 1 a 2% de colágeno a cada ano que passa. É aí que começa o processo de envelhecimento da pele, pois, quanto menos colágeno, menos elasticidade e mais rugas e estrias. Os músculos começam a ficar flácidos, enquanto os ossos e as cartilagens vão ficando mais frágeis. Então, já nessa faixa de idade, é válido começar a pensar em repor o colágeno perdido do corpo para retardar todas essas consequências.

Não é uma regra iniciar a reposição tão cedo, mas é uma boa alternativa principalmente para mulheres, que tendem a perder mais colágeno que os homens. Só nos cinco primeiros anos após a menopausa estima-se que cerca de 30% do colágeno do organismo seja perdido, e essa quantidade continua diminuindo ano após ano.

Adotar um estilo de vida saudável é uma das formas de estimular a produção de colágeno, o que inclui estabelecer uma dieta adequada para isso, praticar exercícios físicos regularmente, evitar hábitos prejudiciais como tabagismo e alcoolismo, etc. Porém, ainda que seja importante, tudo isso não repõe o colágeno em quantidades suficientes, principalmente porque existem muitos subtipos da proteína com diferentes funções no organismo.

A solução é incluir o uso de suplementos no dia a dia, como o colágeno verisol. Trata-se de um produto natural que estimula as células que produzem colágeno a trabalhar, então a reposição ideal seria adotar todos aqueles hábitos saudáveis citados anteriormente e ainda tomar esse reforço suplementar, para garantir que o organismo consiga produzir todo o colágeno que precisa.

Antes de tudo, é muito importante consultar um médico especializado, para obter orientações adequadas e saber a hora exata de começar a tomar os suplementos. Não é recomendado usar nada sem receber um aval médico com antecedência. Então, caso esteja pensando em iniciar a reposição de colágeno, procure um profissional da saúde. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados