Com menos cálculo,
segundo dia de prova traz Harry Potter e conteúdos relacionados ao dia a dia
dos estudantes
O segundo dia de prova do Exame Nacional de Ensino
Médio (Enem), realizado no último domingo (24), exigiu do estudante mais
interpretação de texto do que cálculos. Em geral temido por boa parte dos
estudantes, o segundo dia do exame traz as provas de Matemática e de Ciências
da Natureza (Biologia, Química e Física). E, ao contrário do que muitos
esperavam, desta vez foi preciso compreender mais os conceitos presentes nos
textos-base e nos gráficos do que fazer cálculos.
De acordo com o assessor pedagógico de Química do
Sistema Positivo de Ensino, Flávio Barbosa, a prova em geral trouxe questões
que exigiram do aluno muita atenção ao enunciado e a correta interpretação do
texto. "Em Química, tivemos apenas duas questões envolvendo cálculo, o que
mostra que a importância dos conceitos envolvendo a disciplina está muito mais
presente no Enem do que era anteriormente. Foi uma prova que beneficiou o
estudante que leu bastante e que entendeu todos os conceitos estudados",
afirma Barbosa.
Para o educador, o estudante que quer fazer uma boa
prova, mesmo no caso das provas de exatas, tem que ler muito e se preparar para
interpretar corretamente o que se pede nos textos-base das questões. "Isto
ficou muito claro, uma prova que exigiu que o estudante tivesse as habilidades
necessárias para interpretar o mundo à sua volta, não bastando decorar um
conceito, e sim entendendo que esse conhecimento adquirido está dentro de um
contexto. E no caso do Enem, normalmente, todas as respostas fazem sentido, têm
alguma relação com o texto-base, por isso é preciso tanta atenção ao enunciado
e ao que se pede exatamente no texto", alerta.
Na prova de Física, uma das mais temidas pelos
estudantes, as questões seguiram a mesma proposta. O assessor pedagógico de
Física do Sistema Positivo de Ensino, Danilo Capelari, também confirma que os
cálculos foram deixados em segundo plano. "Das 17 questões de Física, a
maioria era de nível fácil para médio, sendo possível resolver com pouco
ou nenhum cálculo", conta. As provas deste último domingo também
privilegiaram conteúdos relacionados a situações do dia a dia dos estudantes.
"Vimos muitas questões contextualizadas, apresentando situações do dia a
dia. Questões abordando o cotidiano, envolvendo o funcionamento da panela de
pressão, de sincronização de semáforo, funcionamento do fone de ouvido com
redutor de ruído, consumo de combustível e até despesas do orçamento
familiar", destaca Capelari.
Em Matemática, a prova trouxe várias questões que
exigiam a análise de gráfico, além de geometria e porcentagem. O assessor
pedagógico de Matemática do Sistema Positivo de Ensino, Willian Brito, afirma
que foi uma prova que exigiu muito raciocínio e valorizou o aluno que fez uma
preparação completa. "Quem estudou bem os conceitos e usou estratégias para
interpretar corretamente o enunciado das questões, certamente conseguiu
garantir um bom desempenho", afirma Brito. A prova mencionou ainda
personagens populares em todo o mundo. Uma questão de matemática, por exemplo,
abordou um anagrama (quando a reorganização das letras de uma ou mais palavras
forma outra palavra ou frase) da série de livros e filmes Harry Potter. A
interdisciplinaridade também foi destaque. "A prova trouxe conceitos e
questões que dialogavam entre si. Química relacionada com a Biologia; Meio Ambiente
presente em várias questões. E, às vezes, a resposta de uma questão estava no
texto-base de outra", explica Barbosa.
O gabarito extraoficial das provas está disponível
no site do Sistema Positivo de Ensino http://conteudo.ensinopositivo.com/gabarito-enem
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