Pesquisar no Blog

quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

DICAS DE LEITURA PARA 5 MOMENTOS DO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA SER MAIS LEVE PARA ELAS E PARA OS PAIS

As fases de crescimento e descobertas das crianças são importantes para o desenvolvimento e também bastante desafiadoras para os pais. Para ajudar em situações, como desfralde, primeiro dia na escola, alimentação correta, escovar os dentes e manter a organização da casa, a Dentro da História, plataforma de livros infantis personalizados, desenvolveu títulos que ilustram momentos comuns do crescimento dos pequenos e ajudam a tornar cada período mais leve, recreativo e educativo.


O desenvolvimento infantil é marcado por fases desafiadoras, que podem deixar os pais de "cabelos em pé". Comer corretamente, rotina de sono, desfralde, escovar os dentes ou interagir com outras pessoas são fases comuns do crescimento das crianças e que requerem muita paciência, jogo de cintura e repetição para que as novidades sejam encaradas de maneira positiva pelo os pequenos. Para tornar esses momentos mais leves e divertidos para toda a família, alguns artifícios, como a leitura, podem colaborar. "É preciso saber tratar cada assunto com a régua da maturidade da criança, por isso, as leituras ajudam. A produção de cada livro é realizada com a linguagem necessária para cada idade, desde a primeira infância, que precisam de uma determinada motivação, até os maiores, que já desejam realizar atividades por conta própria", explica a educadora da Dentro da História, Claudia Onofre.

Visando esse dinamismo no aprendizado, a Dentro da História possui em seu catálogo diversos títulos, voltado para crianças de 0 a 12 anos, que trazem como tema situações comuns ao desenvolvimento infantil. "A criança aprende de forma lúdica. Então, ao invés de você dizer que ela precisa escovar os dentes, porque não ler uma história em que um personagem que ela gosta muito está passando pela mesma fase? Vai ser um espelho pra ela. Criança se espelha em quem gosta e aprende por repetição. Por isso, a leitura precisa ser algo constante dentro de casa", afirma Claudia.

Com personagens como Galinha Pintadinha, Bita, Masha e o Urso e Peppa Pig, a plataforma possibilita que os pais personalizem todos os títulos ao criarem um avatar com características físicas de seus filhos, como tom de pele, cor de cabelo e olhos, estilo de roupa, óculos e calçado. Essa caracterização causa envolvimento do pequeno, que pode participar das histórias ao lado de seus personagens preferidos.


:: ALGUNS TÍTULOS QUE COLABORAM PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL:

- HORA DE DORMIR

GALINHA PINTADINHA MINI - HORA DO SONHO


[IMGL rId4]

Colocar as crianças para dormir pode não ser uma tarefa fácil, mas criar uma rotina de sono é de extrema importância para que todos consigam descansar de maneira satisfatória. Pais que estão com dificuldades com o assunto, pode ter no livro "Galinha Pintadinha Hora do Sonho" uma grande ajuda.

A história coloca a criança e a famosa "Popó" para fazerem uma viagem por cenários, como o Baú de Ideias, Recanto do Soninho e a Fazenda do Sossego. Nestes locais, a dupla aprende truques, como respirar profundamente e cantar canções de ninar, que ajudam as crianças a pegarem no sono de maneira mais fácil e rápida.


:: HORA DE COMER

A introdução alimentar é uma fase desafiadora e ao mesmo tempo prazerosa, pois são diversas possibilidades e texturas a serem exploradas pela criança. Com isso, o estímulo de alimentação saudável ou saber o momento certo para o lanche é importante para criar hábitos e existem leituras que facilitam para que isso flua da melhor forma:

GALINHA PINTADINHA MINI - HORA DO LANCHINHO

[IMGL rId5]

O livro "Galinha Pintadinha - Hora do Lanchinho" mostra para a criança que comer pode ser muito divertido. Com a representação de diversas frutas dos pomares e plantações na Fazenda do Seu Lobato, a criança vai se aventurar ao lado da Popó, do Pintinho Amarelinho e do Galo Carijó para uma refeição animada e deliciosa.

MUNDO BITA - BITA EM DEU FOME

[IMGL rId6]

O livro "Mundo Bita - Bita em Deu Fome" é ideal para despertar hábitos saudáveis na hora da alimentação. A viagem na história fica por conta de Bita e seus amigos no Trem das Gostosuras. Os diversos alimentos apresentados no livro como leite, pão, arroz e feijão, estimulam as crianças a optarem por alimentos mais balanceados na hora de repor as energias.


:: HORA DE IR AO BANHEIRO

Desfraldar, tomar banho e escovar os dentes são fases que costumam dar um certo trabalho aos pais, mas que não podem ser deixadas de lado. Para evitar a "dor de cabeça", vale apostar em leituras que mostram como esses momentos são divertidos, prazerosos e essenciais.

GALINHA PINTADINHA MINI - HORA DO BANHO

[IMGL rId7]

A brincadeira não precisa parar na hora do banho! O livro "Galinha Pintadinha Mini - Hora do Banho" garante que o momento de se limpar depois de um dia cheio de atividades possa ser mágico.

A aventura da criança acontece ao lado de personagens como o Sapo Cururu e a Dona Girafa, que incentivam a limpeza em todas as partes do corpo. Claro, a "Popó" também está presente para acompanhar o momento mais relaxante do dia.

MUNDO BITA - BITA EM DEU VONTADE

[IMGL rId8]

O livro ‘’Mundo Bita - Bita em Deu Vontade’’ é ideal para ensinar as crianças que o banheiro é o lugar certo para ir quando chega a hora de deixar as fraldas.

Para tornar esse momento mais leve e divertido, com a ajuda de Bita e seus amigos, as crianças vão entender que deixar as fraldas é natural, e que todo mundo precisa ir ao banheiro porque o corpo funciona como um reloginho.

JAQUELINO, O JACARÉ AMIGO

[IMGL rId9]

O autor Ronnie Corazza, parceiro da Dentro da História, estimula, de forma prazerosa, o olhar da criança para a hora de escovar os dentes na história do "Jaquelino, o Jacaré Amigo". A narrativa incentiva os cuidados de maneira didática, estimulando o autocuidado e conquista da independência das crianças nas atividades rotineiras. Jaquelino é um jacaré simpático que mora em seu lago no zoológico da cidade. De lá, ele consegue ver as janelas dos apartamentos de muitas crianças, que sempre vão visitá-lo, e vice-versa. Todos os dias, elas observam como o jacaré escova bem os dentes e, por isso, seguem seu exemplo passo a passo. A motivação é mais latente quando, em uma visita, Jaquelino come doces e fica com muita dor no dente, e, com isso, aprende que sempre deve cuidar melhor deles, escovando sempre depois das refeições.


:: HORA DE ARRUMAR A BAGUNÇA

MASHA E O URSO - UMA SURPRESA PARA O URSO

[IMGL rId10]

Casa com criança é sinônimo de bagunça e diversão. Mas desde pequeno, os pequenos precisam ter a responsabilidade de organizar o que foi tirado do lugar. No título "Masha e o Urso - Uma Surpresa para o Urso", Masha tem a ideia de preparar um café da tarde para o Urso e precisa da ajuda da criança para realizá-la.

No meio de farinha, massa e fermento, a dupla vai se divertir e aprender o nome de alguns alimentos, além de entender que sempre após uma bagunça, é preciso arrumar todo o local.


:: HORA DE IR PARA A ESCOLA

PEPPA PIG - PRIMEIRO DIA DE AULA

[IMGR rId11]O primeiro dia na escola pode ser marcado por muitos desafios. Não é raro ver uma criança chorando na porta da escola, sem querer desgrudar da mãe. Mas se a escolinha faz parte do desenvolvimento, vale mostrar aos filhos que a experiência pode ser muito divertida e surpreendente.

O livro "Peppa Pig - Primeiro Dia de Aula", mostra que ir para escola é algo bom, divertido e cheio de aprendizado. A criança e a Peppa passam por diversas situações, que ajudam a despertar o interesse da criança em frequentar a escola. O título é ideal para crianças que estão em fase de adaptação no início da jornada escolar.



CLUBE DE ASSINATURA DENTRO DA HISTÓRIA

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados