Pesquisar no Blog

sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

Como ser um candidato do Enem no país mais ansioso do mundo?

- A gente sempre vê muitos memes e brincadeiras sobre como é difícil ser brasileiro e manter calma e a sanidade em dia, talvez, essa brincadeira precise ser levada um pouco mais a sério.

 

- Segundo a Organização mundial da saúde (OMS), o Brasil é o país mais ansioso do mundo, quando pensamos nesse dado a partir da perspectiva dos alunos, que são pessoas conectadas a notícias quase o tempo todo, é preciso ter atenção ao aumento da ansiedade tanto no aspecto da saúde, quanto no papel de candidatos a uma grande universidade pública.

 

- A transição do papel de um aluno de ensino médio com provas, testes e uma média que se precisa alcançar, para um vestibulando que estuda um ano para poucos dias de provas, precisando estar acima da nota de corte e sem um auxílio sobre melhores formas de estudar e se organizar, é um enorme gatilho para verdadeiras crises de ansiedade.

 

- Se não bastasse todo o cenário do vestibular, no ano de 2020 somamos a maior pandemia de nossas gerações à vida dos nossos alunos.

A necessidade de adotarmos um ensino remoto, por mais que já fosse uma realidade para muitos alunos, levou os alunos a uma necessidade de quarentena cheia de incertezas.

 

- Sem entrar na parte das preocupações óbvias com saúde, o cenário dos vestibulares foi muito turbulento. Enormes polêmicas em relação ao Ministério da Educação e suas várias trocas de liderança, a desigualdade social escancarada no acesso às aulas remotas, dúvidas sobre as datas dos exames, pesquisas que desconsideraram a data preferida pela maioria dos alunos, indefinições sobre um adiamento do Enem na semana da prova, tudo isso em meio ao nervosismo natural dos alunos.

 


Como melhorar a ansiedade dos alunos?

 

- Em matéria do Jornal da USP, o professor Andrés Antúnez fala da importância do apoio familiar e de amigos para diminuir os efeitos da ansiedade. Nessa reta final, é um momento fundamental para o aluno ter um ambiente de apoio e não de cobrança.

 

- Uma estratégia muito eficiente é adiantar decisões que você precisa ou pode ter que tomar na hora da prova. Por exemplo, o Enem disponibiliza uma hora para fazer a prova de Redação, mas, é bastante comum um candidato usar um pouco mais que isso, a complexidade do tema pode levar o aluno a precisar de mais uns minutos, pensando nisso, qual das outras duas áreas será feita com um pouco menos de tempo, Humanas ou Linguagens, alguma delas oferece um peso maior na nota do curso que o aluno escolheu? Em alguma dessas áreas, o aluno costuma resolver as questões com maior velocidade, todos esses pontos podem ser considerados antes da prova, permitindo tomar decisões com mais calma e diminuindo a pressão do dia.

 

- Olhar os últimos exames do Enem, ajuda a entender melhor a prova, sem estar necessariamente resolvendo os exercícios, os alunos podem reparar em assuntos que sempre aparecem, na quantidade de questões que pedem interpretações de gráfico ou mapas, em padrões de resposta, uma série de coisas que faz o aluno conhecer melhor a prova e se sentir mais confiante para o dia.

 

- Boas noites de sono, exercícios de respiração, são opções interessantes para combater o nervoso e a ansiedade, mas, a verdadeira dica é procurar um profissional especializado em casos mais complicados ou persistentes, não deixem de pedir ajuda para superar dificuldades, além de ser uma importante lição para a vida, melhora o desempenho na prova.

 

Aproveito para desejar uma ótima prova e pedir que tomem todos os cuidados contra o COVID, lembre de colocar a tua saúde e a das pessoas ao teu redor sempre em destaque. 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados