Pesquisar no Blog

quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

Ano novo, negócio novo: confira os motivos para levar seu negócio físico para o digital em 2021

O varejo físico foi um dos setores mais impactados pela pandemia e, rapidamente, milhares de empreendedores tiveram que transformar seus negócios e migrar para o universo online rapidamente. Segundo dados da Neotrust/Compre&Confie, empresa de inteligência de mercado, 5,7 milhões de consumidores fizeram sua primeira compra online no Brasil entre os meses de abril e junho de 2020, por conta do fechamento do comércio “de rua” e uma migração natural para as compras virtuais.

Além disso, de acordo com a ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), 135 mil lojas aderiram ao comércio eletrônico para continuar vendendo e se mantendo no mercado. A média mensal antes da pandemia era de 10 mil lojas por mês. Nesse contexto, o especialista em marketplaces credenciado pelo Mercado Livre e CEO da Universidade Marketplace, Alexandre Nogueira, faz um alerta: “Para ser visto e vender é preciso estar na internet. A presença física está menos atrativa e o custo tornou-se maior que o benefício das vendas”.

O executivo também destaca a importância de começar essa migração para o digital por meio dos marketplaces. “Esta é uma boa estratégia, pois assim os lojistas já conseguem ter uma estrutura montada para a comercialização dos produtos, com potenciais clientes navegando todos os dias”, avalia Nogueira.

O especialista listou alguns pontos principais que facilitam a migração do negócio físico para o online e a oportunidade de aproveitar todas as vertentes que o mundo virtual tem oferecido. Confira:

1-  Você já possui CNPJ e os produtos

Um ponto que o comerciante de loja física já sai na frente em pular toda essa parte burocrática e de início de negócio é já possuir CNPJ e fornecedores. A facilidade na compra de produtos mais em conta e o fato de já dominar o nicho em que atua.

2-  Cuidado com o estoque

A venda online acelera a rotatividade dos produtos e para não ficar perdido na hora do controle é necessário ter organização no sistema e operação. Recomendo que use os mesmos códigos do físico para o online, pois facilita na hora de dar baixa no site.

3-  Respeite as vendas

É preciso respeitar tanto as vendas do físico como o do online, sem nunca esquecer de dar baixa no sistema. Outra dica é sempre que chegar na loja, ver se existe algum pedido aprovado no online, pois se esquecer dessa checagem pode resultar no aumento da taxa de cancelamento e prejudicar a sua evolução do negócio.

4-  Divida o tempo e sua equipe

Este é um ponto muito importante para a organização da empresa. Existem empreendedores que começaram com uma equipe muito enxuta e não conseguem tempo para realizar o atendimento online, o que prejudica a performance da loja. Dê oportunidade para um membro do time que tenha mais facilidade e tempo para realizar a tarefa.

5-  Comece pelos marketplaces

A loja virtual funciona, mas gasta muito mais energia do que se fosse com marketplaces, que já estão estruturados para receber a demanda e fidelização do cliente. Uma dica é começar pelos três maiores marketplaces, que são, B2W, Magalu e Mercado Livre, pois os produtos que você prepara para esses canais você consegue levar para outros. E o mais importante, faça corretamente o planejamento da sua loja para facilitar na hora da migração para o digital e, com isso, alcançar um aumento nas vendas.

 

 



 Universidade Marketplaces


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados