Pesquisar no Blog

segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

Animais de estimação ajudam no desenvolvimento das crianças

Benefícios incluem senso de responsabilidade, autoestima,
respeito ao próximo e habilidades sociais, entre outros


A experiência dos médicos-veterinários que atendem em clínicas, cada vez mais reforçada por pesquisas científicas, mostra que o contato de crianças com animais de estimação contribui para que elas tenham uma vida mais saudável e plena. Para Alexandre Merlo, Gerente Técnico e de Pesquisa Aplicada para Animais de Companhia da Zoetis, isso parece ser ainda mais importante durante o período atual de pandemia que oferece poucas opções para entreter os pequenos.

"Crianças com bichos de estimação aprendem desde muito cedo a cuidar deles - dar comida, água, recolher o cocô, o que contribui para o senso de responsabilidade. E os animais interagem com os seus tutores de uma maneira sincera e constante, contribuindo para amenizar a ansiedade e cultivar a autoestima", comenta o profissional.

Mas a médica-veterinária comportamentalista da clínica Psicovet, Daniela Ramos, destaca que os benefícios que as crianças possam ter pela convivência com esses amigos de quatro patas dependem da orientação e monitoramento dos adultos, pois elas não são os principais cuidadores. "Os pais precisam não apenas gostar e querer um cão ou gato na família, mas também se planejar para isso de forma a apoiar nos cuidados necessários", diz.

Pontuando alguns dos benefícios já observados em pesquisas internacionais, ela destaca que o senso de responsabilidade e rotina se desenvolve à medida que a criança vai crescendo e se envolvendo mais no trato com os mascotes, alimentando, escovando, brincando e levando para passear.

O respeito ao próximo também pode ser impulsionado em relação aos limites na interação do dia-a-dia, com as crianças aprendendo a pegar o gato no colo com cuidado e a dar espaço para o cachorro comer tranquilamente, por exemplo. E quanto às habilidades sociais, os animais de estimação são verdadeiros facilitadores, criando mais oportunidades de interações sociais a seus tutores, tanto adultos quanto crianças.

 


Zoetis

https://www.zoetis.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados