Pesquisar no Blog

segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

8 orientações para as compras de material escolar de última hora

Cair no descontrole financeiro no início do ano é um risco iminente, por isso é importante orientar quem está no limite do orçamento, principalmente em um período no qual uma pandemia vem impactando nossas contas. A chegada da segunda onda de contaminação vem juntamente com a volta às aulas e mais um gasto extra, a pergunta que fica é: como economizar na compra de material escolar nessa hora?

Os preços de materiais escolares variam muito entre as lojas e mesmo na internet, por esse motivo, é importante pesquisar e planejar as compras para economizar sem ter que abrir mão da qualidade nos estudos das crianças.

Para quem tem filhos, esse é um dos maiores gastos do início do ano e devido à falta de educação financeira, diversas despesas se acumulam e as famílias se perdem em meio a tantas contas para pagar, muitas vezes, ultrapassando o limite de seu orçamento financeiro.

Para começar, sempre recomendo que pensem o quanto precisam trabalhar para conseguir o seu salário. A partir daí, fica fácil valorizar esse dinheiro, aprendendo a pesquisar preço e, principalmente, a negociar os valores das compras.

Então, o primeiro passo é realizar um diagnóstico da vida financeira da família, para saber exatamente quais são os ganhos e gastos mensais e quanto poderá dispor para a aquisição do material escolar. Elaborei algumas orientações sobre o assunto. São elas:

• Essa despesa é recorrente, ou seja, precisa fazer parte do planejamento anual. Para que os gastos não fiquem muito pesados em janeiro, é válido poupar durante todo o ano para conseguir fazer os pagamentos à vista e obter bons descontos;

• Antes ir às compras, a família pode analisar itens do ano passado e selecionar tudo o que pode ser usado novamente este ano, como tesoura, régua e mochila, por exemplo;

• No caso dos livros, vale a pena procurar pais de alunos mais velhos para emprestar ou comprar por um preço mais acessível, se estiverem em boas condições de uso;

• Algo interessante é reunir alguns pais e comprar itens em atacado, como caixas de lápis, cadernos e agendas;

• A partir daí, é preciso fazer muitas pesquisas e traçar um orçamento para ter noção do gasto total;

• Não é preciso necessariamente comprar todos os itens na mesma loja, mas se for fazer é válido pedir descontos;

• No dia das compras, converse com o(s) filho(s) sobre o orçamento, para que não corram o risco de se deixar levar pelo impulso e gastar mais do que o planejado;

• O ideal é sempre fazer negociar como se fosse pagar à vista, mas depois buscar por um parcelamento se juros nas mesmas condições, mas sempre com parcelas que caibam no bolso, para não comprometer as finanças de 2021 por vários meses.



Reinaldo Domingos está a frente do canal Dinheiro à Vista . É PhD em Educação Financeira, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin -https://www.abefin.org.br) e da DSOP Educação Financeira (https://www.dsop.com.br). Autor de diversos livros sobre o tema, como o best-seller Terapia Financeira .


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados