O WhatsApp tem conquistado cada vez mais a confiança dos usuários por fornecer uma plataforma segura, intuitiva e com grande potencial para aproximar pessoas e facilitar compras, especialmente entre os 5 milhões de brasileiros que já aderiram ao WhatsApp Business para fazer negócios com suas pequenas e médias empresas (PMEs).
Muitos comércios já utilizavam o WhatsApp para se comunicar com seus clientes
e, durante a pandemia, o aplicativo tem se mostrado cada vez mais importante
tanto para os grandes, quanto para os pequenos e médios negócios. Uma recente
pesquisa da Accenture revela como o WhatsApp está se transformando em um
parceiro relevante para o e-commerce no país: 83% dos entrevistados utilizaram
o aplicativo para comprar, sendo que 64% comprou de pequenas empresas e
comércios de bairro. Um levantamento recente da Edgar, Dunn & Company
indica que 88% das micro e pequenas empresas no Brasil já usam o WhatsApp para
seus negócios.
Hoje, no mundo, mais de 175 milhões de pessoas trocam mensagens com uma conta
do WhatsApp Business diariamente, e mais de 40 milhões de pessoas acessam um
catálogo de negócios todos os meses, sendo mais de 13 milhões só no Brasil.
Como facilitar as vendas pelo WhatsApp
A pandemia global reforçou que as empresas precisam de meios rápidos, seguros e
eficientes para atender aos clientes e fechar vendas. Para ajudar as PMEs a
venderem mais, o WhatsApp Business conta com uma série de recursos:
Perfis empresariais: Possibilita que as empresas tenham uma presença
formal e mais profissional no WhatsApp, além de ajudar os clientes com
informações úteis, como descrição da companhia, email, horário de
funcionamento, endereço e site.
Catálogo: Padronizado e intuitivo, o recurso facilita o acesso à
informações como imagens dos produtos, quantidade disponível em estoque,
descrição e preço. Para que as pessoas possam descobrir produtos e serviços com
ainda mais facilidade, as empresas podem compartilhar os links do catálogo e de
itens individuais com amigos e familiares por meio do WhatsApp, Facebook,
Instagram e outras plataformas.
Botão de compras: o recurso mais recente da plataforma ajuda as pessoas a encontrarem o
catálogo de uma empresa, visualizar seus produtos e iniciar uma conversa sobre
qualquer item à venda com apenas um toque.
Ferramentas de mensagens: economiza tempo para os comerciantes com
• respostas rápidas para perguntas frequentes
• mensagens de saudação que apresentam os clientes ao negócio
• mensagens de ausência que informam que você está indisponível
Mensagens e figurinhas animadas: As figurinhas são uma das maneiras
favoritas pelas quais os usuários se comunicam e bilhões delas são enviadas no
WhatsApp diariamente. O WhatsApp Business possui um pacote de figurinhas
animadas exclusivo que torna a comunicação de cada loja mais personalizada.
Organização: Os lojistas contam com uma série de etiquetas e filtros
para identificar e localizar conversas anteriores, clientes VIPs, mensagens não
lidas, grupos específicos e listas de transmissão.
QR code: Cada conta pode criar um código QR exclusivo que encaminha o
cliente para o chat com a marca, ao invés de ter que realizar o processo manual
de adicionar o número da loja, procurar o contato e iniciar uma conversa.
Como evitar golpes no WhatsApp
Por se tratar de uma data tão importante para compras, a Black Friday também
pode ser utilizada por pessoas mal-intencionadas para aplicar diferentes tipos
de golpes nos consumidores. É importante que os usuários estejam atentos aos mecanismos oferecidos pelo WhatsApp para se
proteger de golpes na plataforma.
• Para prevenir o roubo de contas, o WhatsApp recomenda que os usuários ativem
a confirmação em duas etapas, que funciona como uma camada extra de
segurança para as contas. Esse recurso exige o cadastro de um PIN de seis
dígitos, que é solicitado periodicamente para o usuário e é necessário para
confirmar seu número no WhatsApp.
• Nunca compartilhe senhas com terceiros e suspeite de contatos que te pedem
para fornecer dados bancários, códigos de segurança ou acesso, ou que
solicitam transferências bancárias. No caso de uma pessoa conhecida, é
recomendável entrar em contato por telefone para confirmar a solicitação.
• Sempre que uma conta de WhatsApp é ativada em um novo aparelho, o sistema
envia um código por SMS para verificar o número. É muito importante que o
usuário nunca compartilhe esse código de confirmação com outras pessoas, nem
mesmo amigos ou familiares.
• Suspeite de pessoas que sugerem transferir a conversa para um local
fora das plataformas, como através de um e-mail diferente.
• Grandes empresas que utilizam a API do WhatsApp Business possuem contas
comerciais verificadas, identificadas por um selo verde ao lado do nome. Caso
receba um contato em nome de uma empresa reconhecida, sem o selo de
identificação, redobre a atenção.
O que fazer caso tenha sua conta roubada/clonada:
• Solicite a verificação da conta via SMS. Reinstale o WhatsApp, entre
com seu número de telefone e confirme o código de seis dígitos que você receber
via SMS. Dessa forma, qualquer indivíduo que estiver usando sua conta será
desconectado automaticamente.
• Notifique amigos e família. Muitos golpistas usam sua lista de
contatos para solicitar informações sigilosas e pedir depósitos em dinheiro. Se
a sua conta for violada, entre em contato com pessoas próximas para que ninguém
possa se passar por você.
• Entre em contato com a equipe de atendimento do WhatsApp. Mande um
e-mail para support@whatsapp.com. O e-mail pode ser enviado em
português, com assunto como "Conta clonada/roubada" e deve conter o
número em formato internacional (+55 DDD ...). Descreva o ocorrido com o máximo
de detalhes possível no corpo do e-mail.
• Amplie sua camada de segurança ativando a confirmação em duas etapas. A
confirmação em duas etapas é um recurso opcional que, ao ser ativado, exige um
PIN de seis dígitos de verificação se houver uma tentativa de entrada no seu
número de WhatsApp. Esse código, assim como o SMS do WhatsApp, não deve ser
compartilhado com ninguém, nem com amigos e familiares. Saiba mais em: https://faq.whatsapp.com/general/account-and-profile/stolen-accounts?category=5245246&lang=pt_pt
• Denuncie uma conta suspeita. Sempre que uma conversa com um número
desconhecido é iniciada, o usuário tem a opção de denunciar e/ou bloquear este
contato diretamente no chat. É possível denunciar um contato ou grupo pelos
dados do perfil. Para isso:
1. Abra a conversa.
2. Toque no nome do contato ou grupo para abrir os dados do perfil.
3. Deslize até o final da página e selecione Denunciar contato ou Denunciar
grupo.
Em caso de tentativa de roubo de conta, o WhatsApp também ressalta que a
criptografia de ponta a ponta do aplicativo não é comprometida. Ou seja, o
golpista não tem acesso a conversas anteriores que estão armazenadas no seu
telefone.
Além de oferecer recursos de proteção à segurança e de recuperação de contas, o
WhatsApp coopera com as autoridades, fornecendo dados disponíveis em
conformidade com a lei brasileira.
https://faq.whatsapp.com/21197244
Nenhum comentário:
Postar um comentário