Pesquisar no Blog

sábado, 21 de novembro de 2020

Verão chegando: cuidados com a pele para prevenir doenças

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, o Brasil registra cerca de 180 mil novos casos da doença de pele a cada ano


Com a chegada do verão, além dos cuidados com a hidratação é imprescindível cuidar da pele. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), anualmente, são diagnosticados 180 mil casos novos de câncer de pele. Isso significa que 1 em cada 4 novos casos de câncer no Brasil, é de pele, ele corresponde por 33% de todos os diagnósticos desta doença no Brasil.

A pele é o maior órgão do nosso corpo e é formada por três camadas: epiderme, derme e hipoderme. “A maior parte dos casos de câncer se forma na epiderme, camada em que estão as células que produzem a melanina, pigmento que dá cor à pele”, explica a médica especialista em Dermatologia, Flávia Villela.

Ainda de acordo com ela, a atenção deve ser voltada a observar o corpo, pequenas feridas ou nódulos na pele, de cor branca, avermelhada ou rosa, que podem causar coceira, feridas ou nódulos que crescem rápido e formam uma casquinha, acompanhada de secreção e coceira, verrugas que também crescem rápido. "São algumas alterações que precisam ser avaliadas por um profissional”, reforça ela.

É verdade que a pele funciona como barreira protetora, mas isso não faz com que ela seja impermeável, visto que diversos agentes externos podem ser absorvidos por ela, como a radiação ultravioleta, por isso a importância da prevenção. Limitar a exposição ao sol ainda é a melhor alternativa.

 

Confira algumas dicas para se proteger nesta época:

- Use chapéus, camisetas, óculos escuros e protetores solares;

- Evite a exposição solar entre 10h e 16h;

- Na praia ou na piscina, fique embaixo de barracas ou guarda-sóis. Use sempre o protetor solar;

- O uso de protetores solares deve ser diário, não só durante o verão ou na praia;

- Tenha o hábito de observar a própria pele e fazer o autoexame em busca de pintas ou manchas suspeitas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados