Pesquisar no Blog

quinta-feira, 26 de novembro de 2020

POR QUE SENTIMOS ATRAÇÃO POR DETERMINADOS PADRÕES?

Você já parou para pensar por que sente atração por determinadas pessoas e por outras não? Afinal, por que quero estar com José e não com João? Ou por que prefiro a Maria e não a Ana? O interesse em um indivíduo depende de muitos fatores, que podem ir desde questões biológicas até as sociais. Sendo assim, as razões pelas quais achamos alguém atraente podem ser confusas para todos os envolvidos. Se fizermos uma retrospectiva de nossas vidas, é possível perceber que nos atraímos, na maioria das vezes, por características semelhantes.

No entanto, isso não ocorre apenas por coincidência. O deslumbramento, muitas vezes, pode ser explicado pelos nossos padrões de experiências na vida - e isso pode ser traçado desde a primeira infância. Isso porque relacionamos nossas memórias com as pessoas que encontramos no presente. Dessa forma, pensamos na atração como algo que vem do coração, mas na realidade o cérebro que é o responsável por determinar o nosso interesse ao processar todos os sentidos envolvidos durante a nossa vivência, até chegar o momento em que ficamos encantados.

Dentro deste processo, é a partir do aspecto visual que tudo se inicia. Quando nossos olhos se deparam com algo agradável, nosso instinto busca a aproximação para que os demais sentidos possam "investigar" também. Em seguida, o nariz desempenha uma função muito importante, ao captar sinais conhecidos como feromônios. São essas substâncias químicas secretadas pelo corpo que permitem a comunicação com outros indivíduos de uma mesma espécie.

A serotonina, neurotransmissor presente no organismo responsável pela regulação do nosso humor, também é liberada quando nos deparamos com alguém que nos atrai. Para se ter uma ideia, estudos indicam que a serotonina é tão poderosa neste sentido, que podemos pensar na pessoa desejada por até 65% do nosso dia. Não à toa, é conhecida por aí como um dos "hormônios da felicidade".

Além disso, a dopamina também surge em peso no começo de uma paixão. Isso porque o sentimento é impulsionado pelos mesmos mecanismos que controlam a sensação de recompensa, o que pode explicar a "fase de lua de mel" e o porquê que do começo de namoro ser tão estimulante.

Entretanto, o processo de atração também pode ser mais emoção e menos química. Sendo assim, podemos nos sentir emocionalmente atraídos por alguém, pelos sentimentos que essa pessoa nos desperta e pelo que nos faz sentir. Contudo, mais cedo ou mais tarde, é inevitável a entrada de todo processo químico.

Existe ainda a tendência de nos sentirmos atraídos por pessoas semelhantes a nós em termos de atitudes e valores. Existem diversas variáveis que influenciam nesse processo, mas também é comum um interesse maior em pessoas geograficamente próximas e que nos lembram os nossos pais.

A atração pelo próximo, então, é um conjunto de fatores que se interligam e isto somente nos mostra como tudo no ser humano é complexo. Se formos analisar pelo ponto de vista psicológico, sabemos que a construção do interesse depende de experiências presenciadas em nossas vidas. Por essa razão, é necessário atentar-se para não sabotar suas escolhas. Essa análise é fundamental, pois é possível identificar se há interesse somente por determinados padrões que ferem e magoam.

Por isso, caso perceba que está envolvido emocionalmente apenas por pessoas que lhe causam mais sofrimento do que felicidade, não hesite em procurar ajuda profissional. Aqui, o papel do psicólogo pode ser fundamental para ajudá-lo a encontrar a melhor maneira de ressignificar memórias e buscar relações mais saudáveis e felizes!

 


 Flavia Romano - psicóloga da Telavita, clínica de psicoterapia online, e possui mais de 15 anos de experiência na área clínica


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados