Uma das novidades mais aguardadas no mercado financeiro acaba de ser lançada oficialmente para todo o país. O Pix, sistema de pagamentos instantâneos, chega em meio à promessa de ser uma alternativa mais ágil e econômica que as opções existentes até então. O motivo para tamanha expectativa é o impacto que o serviço terá no mercado como um todo, afetando desde grandes bancos, que lucram com as transações TED e DOC, empresas de emissão de boletos, e até mesmo pequenos empreendedores.
Para bares e restaurantes, o novo serviço pode ter
vindo a calhar. Serviços de alimentação estão entre as dez atividades mais
prejudicadas pela pandemia de Covid-19, segundo o Diário Oficial da União. Um
outro dado, resultado de um levantamento do Sebrae em parceria com a Abrasel
(Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), mostra que 7% desses
estabelecimentos fecharam devido à crise. Ainda, nove em cada dez empresas do
setor tiveram queda no faturamento.
Mas, se teve algo que os últimos meses nos
ensinaram, foi a importância da tecnologia. Será ela, por meio da transformação
digital, que poderá auxiliar bares e restaurantes no processo de retomada. Em
relação ao Pix, são diversas as vantagens:
- Pagamento sem contato: a volta às atividades exige a
responsabilidade e o comprometimento dos estabelecimentos com a saúde de
seus funcionários e do público em geral. Adotar soluções que evitem a
circulação e o contato entre pessoas, como o Pix, que permite o pagamento
de boletos e transações sem custos, ajuda a garantir segurança para todos.
- Rapidez: a recomendação de sair somente o necessário
ainda está valendo. Portanto, quanto menos tempo todos passarmos fora de
casa, melhor. Uma das principais demandas dos clientes antes da pandemia
era a agilidade no atendimento. Com a simplificação da forma de pagamento,
o estabelecimento pode destinar os funcionários para outras atividades,
melhorando a experiência
- Maior rotatividade das mesas: como resultado da agilidade no atendimento e
no pagamento, o bar ou restaurante ganha na movimentação de clientes. Em
um momento em que muitos estão contendo os gastos, focar no volume de
clientes pode alavancar o caixa do estabelecimento.
- Menos dinheiro físico nos caixas: com pagamentos digitais disponíveis a todo
instante, reduz-se a necessidade de os caixas manterem grande quantidade
de dinheiro físico, tornando os estabelecimentos menos vulneráveis a
assaltos problemas com troco.
- Redução de custos: além disso, por ser um sistema gratuito ou com
um custo bastante reduzido para empresas, os estabelecimentos podem
substituir as máquinas de cartão pelo Pix. Toda economia é bem-vinda!
É hora de bares e restaurantes focarem na
otimização de recursos e atividades. Entender as expectativas dos clientes,
oferecer mais segurança e conforto e aprimorar a experiência no local
certamente ajudarão a cativar o público. O próximo ano deve apresentar boas
perspectivas para o setor, com um maior controle da pandemia e (esperamos!) a
chegada da vacina!
Alan
de Carvalho - advogado do Sinthoresp (Sindicato dos
Trabalhadores de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de São Paulo e
região).
Trabalhou
Tem Direito
www.trabalhoutemdireito.com.br
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