No início de março o mundo passou por experiências novas e não muito agradáveis. Com a pandemia do novo coronavírus, muitos setores e empresas tiveram grandes prejuízos, resultando em incerteza sobre o futuro, entre eles está o de palestras, que teve grande impacto durante o ano. No entanto, para a surpresa de profissionais da área, foi possível contornar a situação com um fator fundamental para a sobrevivência no período, que é a tecnologia.
Durante o início da pandemia houve realmente um
hiato do setor, que também causou medo nesses profissionais, mas com o passar
dos meses a área cresceu exponencialmente. De fato, tivemos uma queda brusca no
volume de trabalho, já que os eventos presenciais deixaram de acontecer. Mas a
partir do momento que as empresas e os profissionais começaram a ver no digital
boas oportunidades de disseminar conhecimento de forma rápida, fácil e barata,
os eventos começaram a acontecer.
O cenário de atrações online ganhou muito espaço
durante esse período, desde shows a apresentações e palestras e, boa parte
delas tem um grande lucro sobre o investimento do público. Os benefícios são
tanto para os profissionais do palco quanto para a audiência, já que assistir a
eventos pela internet permite maior flexibilidade no acompanhamento do
conteúdo, mais conforto e segurança. Tivemos muitos feedbacks positivos sobre
as últimas produções, como o Congresso Brasileiro de Treinamento e
Desenvolvimento, em que haviam muitos palestrantes simultaneamente, e como
aconteceu pela web, foi possível assistir mais de uma apresentação no mesmo
horário e garantiu mais liberdade para quem participou.
Atualmente, muitas pessoas estão em casa fazendo
home office e, por conta disso, investem mais no próprio conhecimento, muitos
produtos digitais foram acelerados e por isso todos passaram a adquirir cada
vez mais produtos online, sejam formações ou mentorias.
Mas é importante ressaltar que esse método também
exige cuidados, é necessário ter ferramentas que fazem com que o público se
mantenha entretido com o tema. Além de iluminação e áudio adequados, uma boa
imagem e internet de qualidade também é necessário ter recursos que prendam a
atenção do ouvinte. Quando você acessa o YouTube descobre que há conteúdo de
uma série de palestrantes e todos são gratuitos. Então o evento ao vivo não
pode ser simplesmente um vídeo, é necessário interagir, perguntar, ter contato
com a plateia, quanto mais interação mais valioso é aquele momento. Existem
diversas ferramentas que proporcionam uma interação inesquecível em eventos
on-line.
O mercado de palestras presenciais também tem
previsão de crescimento, apesar da opção digital. Os eventos que ocorrem
presencialmente serão ainda mais valorizados nos próximos meses, já que essas
apresentações promovem encontros agradáveis que estão fazendo falta para as
pessoas. O ano de 2021 promete ser o melhor ano do mercado, pois além das
conferências presenciais que irão ocorrer, as versões online também continuarão
acontecendo.
Alexandre Slivnik - reconhecido oficialmente pelo governo norte americano como um profissional com habilidades extraordinárias (EB1). É autor de diversos livros, entre eles do best-seller O Poder da Atitude. É diretor executivo do IBEX – Institute for Business Excellence, sediado em Orlando / FL (EUA). É Vice-Presidente da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD) e diretor geral do Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento (CBTD). É membro da Society for Human Resource Management (SHRM) e da Association for Talent Development (ATD). Palestrante e profissional com 19 anos de experiência na área de RH e Treinamento. É atualmente um dos maiores especialistas em excelência em serviços no Brasil. Palestrante Internacional com experiência nos EUA, ÁFRICA e JAPÃO, tendo feito especialização na Universidade de HARVARD (Graduate School of Education - Boston/ EUA). www.slivnik.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário