Pesquisar no Blog

quinta-feira, 26 de novembro de 2020

Diversão em família: como preparar uma festa do pijama

Divulgação
Atividade é ideal para comemorar datas como aniversários e começo de férias

 

Depois de tantos meses de isolamento social, não há ninguém que não esteja sentindo falta de socializar e se divertir, muito menos os pequeninos. No caso deles, a diversão faz parte do processo de aprendizagem e os ajuda a gastar a grande quantidade de energia que se tem quando criança.

Para promover um momento diferenciado que estimule a imaginação deles, ou para realizar alguma comemoração, como aniversário, começo de férias e, até mesmo, Natal, a festa do pijama é uma boa opção. Saiba como organizar a sua festa em casa.


Escolha o dia

O primeiro passo é decidir se a festa do pijama será em comemoração a alguma data festiva, ou não. Caso seja, o ideal é marcar o pequeno evento para o fim de semana mais próximo do dia comemorativo, isso porque, como a noite será ocupada, é bom que, no dia seguinte, tanto os pais, quanto as crianças, possam descansar até mais tarde, sem preocupações com trabalho ou escola. Sendo assim, o melhor dia para a brincadeira é o sábado.


Mude de espaço

A parte mais divertida da festa do pijama é sair da rotina, e isso inclui o local em que os participantes irão dormir. Apesar do quarto dos pais ou da criança ser mais cômodo, por não precisar de muitas modificações para que todos durmam, mais legal ainda é levar os colchões para outra parte da casa, como a sala. Vale também fazer uma decoração com o que tiver à mão – podem ser ursinhos de pelúcia, almofadas diferentes, lençóis esticados ou luzes de Natal.

Para noites de verão ou para as famílias que gostam mais de natureza e aventura, é possível simular um acampamento no quintal, montando barracas próprias para camping ou improvisando com cobertores estendidos.


Atenção à segurança

Não importa qual é o local escolhido, é necessário se atentar quanto aos perigos que o ambiente pode oferecer, como objetos frágeis ou cortantes, mesas e cadeiras com quinas pontiagudas e tomadas e fios aparentes.


Envolva a família

Não há festa sem convidados, que, devido à pandemia, podem ser a própria família. Pais, irmãos e até mesmo um ou dois primos ou colegas próximos que também estejam fazendo o isolamento social até o momento podem entrar na brincadeira. A parte boa é que nessa festa o dress code é o mais confortável de todos: pijama infantil ou adulto, no caso dos pais!


Planeje atividades calmas

A festa do pijama, apesar de ser um momento descontraído, também é uma preparação para dormir. Então, o ideal é que a atividade seja mais leve, como jogos de tabuleiro, artes manuais com massinha, tinta ou cola, desafios de mímica, karaokê ou contação de histórias, por exemplo.


Faça lanches práticos

Como é um dia fora da rotina, os pais podem deixar passar algumas besteiras – de preferência, as que sejam práticas, para que as crianças possam comer em qualquer lugar, sem dificuldade. Uma boa pedida seria pizza, ou qualquer outro snack que seja possível comer com as mãos, como sanduíches e pipoca.

No dia seguinte, para encerrar a festa, um bom café da manhã, com panquecas, frutas cortadas em diferentes formatos e bolos coloridos, é uma ótima forma de fazer a despedida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados