Pesquisar no Blog

segunda-feira, 9 de novembro de 2020

Campanha faz alerta sobre a incidência das arritmias cardíacas, suas consequências e a prevenção de morte súbita

Você sabe o que são as arritmias cardíacas? Como reconhecê-las e o que fazer ao sentir os sintomas da doença? Ou até mesmo como socorrer alguém que está sofrendo uma parada cardíaca? Essas são algumas das dúvidas que a Campanha Coração na Batida Certa da SOBRAC – Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas irá responder durante o mês de novembro.

A campanha, que já está na sua 14ª edição, tem como objetivo orientar e conscientizar a população sobre os principais sinais e sintomas de uma arritmia cardíaca, doença que atinge milhares de pessoas em todo o mundo e é responsável pela morte súbita de muitos brasileiros. “Algumas arritmias cardíacas podem acometer 1 em cada 4 pessoas ao longo da vida, podendo resultar em consequências graves, como insuficiência cardíaca e derrame cerebral (AVC). Além disso, as arritmias são responsáveis pela morte súbita de cerca de 300 mil pessoas todos os anos no Brasil”, explica Ricardo Alkmim Teixeira, presidente da SOBRAC.

O assunto é tão delicado e merece atenção que em 2007 a SOBRAC criou o Dia Nacional de Prevenção de Arritmias Cardíacas e Morte Súbita, comemorado anualmente em 12 de novembro, data que já faz parte do calendário do Ministério da Saúde. “A missão é divulgar e alertar a população leiga e profissional sobre os principais sinais e sintomas de uma arritmia cardíaca”, explica Carlos Kalil, coordenador da campanha.

Apesar de as arritmias cardíacas serem muito frequentes, inclusive em atletas e indivíduos jovens supostamente saudáveis, os sinais de alerta são pouco divulgados e sua prevenção ainda é precária. “Por isso, todos os anos procuramos levar orientações à população leiga sobre como identificar os principais sintomas, explicar o que são as arritmias e até mesmo treinar as pessoas sobre as manobras de ressuscitação cardíaca com massagens e uso do DEA (Desfibrilador Externo Automático)”, acrescenta Kalil.


Campanha Coração na Batida Certa 2020

Neste ano, durante o mês de novembro, a SOBRAC irá divulgar em suas redes sociais, site, e por meio dos seus associados, influenciadores digitais, jogadores de futebol e parceiros informações sobre o que são as arritmias cardíacas, como reconhecê-las e como ajudar alguém que está sofrendo uma parada cardíaca. As ações irão culminar no dia 12 de novembro, quando é celebrado o Dia Nacional de Prevenção de Arritmias e Morte súbita.

“Como não tivemos a oportunidade de realizarmos as nossas ações presenciais devido a pandemia do coronavírus e também para ampliar as mensagens da campanha, estamos mobilizando toda a sociedade para, literalmente, vestir a camisa e aderir à campanha com orientações em mídias sociais e imprensa”, conta Carlos Kalil.

As arritmias cardíacas são alterações elétricas que provocam modificações no ritmo das batidas do coração. Elas podem se apresentar na forma de batimentos irregulares, taquicardia (quando o coração bate rápido demais) e bradicardia (quando as batidas são muito lentas). Quando não é tratada, a arritmia cardíaca pode resultar em morte súbita. “Por isso a importância desta campanha no sentido de orientar a população sobre como reconhecer os sinais e sintomas e quais medidas preventivas podem ser tomadas para evitar o AVC e a parada cardíaca, por exemplo”, finaliza Ricardo Alkmim Teixeira, presidente da SOBRAC.

 



SOBRAC

www.sobrac.org/campanha
https://twitter.com/SobracO  
https://www.facebook.com/sobrac 
https://www.instagram.com/sobrac 
https://www.linkedin.com/company/sociedade-brasileira-de-arritmias-cardiacas/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados