Diante da indefinição sobre a volta das aulas presenciais, além da baixa probabilidade de que toda a população seja vacinada até fevereiro, é quase certo que as escolas deverão continuar oferecendo a possibilidade de ensino a distância para seus alunos no início do próximo ano letivo.
Assim, os
desafios das aulas remotas, vividos por escolas e educadores durante o ano
2020, devem persistir. Contudo, espera-se que, a partir da experiência
adquirida ao longo do ano, as escolas comecem 2021 mais preparadas para o
ensino a distância, diminuindo as falhas técnicas e as perdas pedagógicas.
As
principais dificuldades das escolas com as aulas on-line
Os
desafios relatados por estudantes, educadores e famílias ao longo dos últimos
meses foram os mais diversos, indo desde problemas técnicos, até falta de
familiaridade com as ferramentas para realização das aulas remotas.
Para
minimizar estes problemas, Ligia Cavalaro, Diretora do Sistema Piaget que
oferece suporte pedagógico a mais de 200 escolas pelo Brasil, diz que o caminho
é a aproximação e a ampliação do diálogo entre os grupos que compõem a
comunidade escolar, do sistema de ensino até as famílias, passando por
gestores, professores e estudantes.
“Desde
o início da pandemia, ampliamos nosso suporte, nos aproximando ainda mais das
escolas conveniadas, oferecendo assistência para a transmissão das aulas
on-line, com uma plataforma profissional e de fácil utilização. O que tem feito
a diferença é este suporte que ajuda a aproximar todos os grupos que compõem a
comunidade escolar”, comenta Ligia.
Legado
deste período pode ser positivo para a educação brasileira
Para Ligia,
o ano de 2020 pode deixar um legado positivo nas
escolas. “Apesar das dificuldades, percebemos que este momento tem feito com
que muitas escolas finalmente se apropriem das ferramentas tecnológicas
disponíveis para a educação. Esta já era uma tendência e agora precisou ser
acelerada com a pandemia. Em um futuro próximo, os profissionais da educação
estarão muito mais familiarizados com essas ferramentas e poderão incorporar a
tecnologia de maneira mais natural, até mesmo nas aulas presenciais.”, conclui.
Sistema
Piaget
Nenhum comentário:
Postar um comentário